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Machine learning & AI

Deep learning revoluciona treinamento de baseball com AI

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São Paulo — InkDesign News —

A aplicação de machine learning e inteligência artificial (AI) na formação de atletas está revolucionando o treinamento no beisebol. Alunos da Universidade de Waterloo desenvolveram um simulador de arremessos que replica a experiência real de enfrentar um lançador profissional, utilizando algoritmos avançados e técnicas de simulação física.

Contexto da pesquisa

Joshua Pope e Rowan Ferrabee, ex-alunos da Universidade de Waterloo, fundaram a empresa Trajekt Sports com o apoio do professor Dr. John McPhee. A inspiração surgiu no ensino médio, quando Pope se perguntou sobre como era possível simular a experiência de enfrentar arremessadores profissionais. Esta dúvida gerou o desenvolvimento do simulador, que foi aprimorado através de uma incubadora de startups chamada Velocity.

Método proposto

A solução, chamada Trajekt Arc, utiliza AI para integrar visuais ultra-realistas dos arremessadores. A máquina é capaz de replicar variáveis como velocidade, eixo de rotação e orientação da bola, fatores essenciais para a determinação da trajetória de um arremesso. A abordagem se fundamenta em princípios físicos, utilizando um modelo que vai além das máquinas tradicionais de arremesso.

Nossa abordagem está fundamentada na física e no pensamento de primeiros princípios.
(“Our approach is rooted in physics and first-principles thinking.”)

— Joshua Pope, Co-fundador, Trajekt Sports

Resultados e impacto

Desde a sua implementação, a Trajekt Arc tem atraído a atenção de várias equipes profissionais. Em dezembro de 2021, a Chicago Cubs se tornou a primeira cliente da MLB a usar o sistema. Desde então, 30 equipes, incluindo 24 da MLB, têm treinado com as máquinas. As métricas de desempenho incluem precisão nos arremessos simulados, que proporcionam uma experiência de treinamento mais envolvente e realista para os atletas.

O Trajekt Arc é sobre nivelar o campo de jogo, proporcionando a todos os atletas, desde iniciantes até profissionais, uma forma de melhorar seu desempenho.
(“At its core, the Trajekt Arc is about leveling the playing field, giving all athletes, from rookies to seasoned professionals, a way to improve their game.”)

— Joshua Pope, Co-fundador, Trajekt Sports

As futuras aplicações do simulador podem incluir programas de treino em universidades e centros de esportes recreativos, além da integração de análises avançadas com planos de treinamento personalizados para atletas.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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