- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

Universidades enfrentam risco de vazamento de dados

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — As instituições de ensino superior estão enfrentando um aumento alarmante no número de ataques cibernéticos, com ransomware e phishing emergindo como os principais vetores de ataque que afetam a segurança digital desses ambientes.

Vetor de ataque

Os ataques em universidades muitas vezes manifestam-se através de ransomware, que mantém as instituições em risco significativo. Esses ataques podem resultar em períodos prolongados de inatividade, afetando serviços cruciais, como ensino e pesquisa. Muitas vezes, instituições sem seguro contra incidentes cibernéticos não têm capacidade financeira para resgatar dados, o que pode levar à perda permanentemente.

Além disso, o uso de dispositivos pessoais sem supervisão direta de TI expõe as redes a riscos de segurança. O acesso legítimo por parte de alunos e funcionários em dispositivos pessoais torna difícil a detecção de atividades maliciosas, criando brechas para exploradores.

Impacto e resposta

A diversidade de stakeholders nas universidades — alunos, pais, doadores e pessoal administrativo — torna o panorama de dados um alvo atraente para atacantes. Com a coleta de grandes volumes de informações pessoais identificáveis (PII), o valor de revenda dos dados também aumenta consideravelmente.

“É crítico para as equipes de segurança cibernética ter políticas de gestão de identidade e acesso maduras para determinar os ativos a que cada persona deve ter acesso.
(“It’s critical for cybersecurity teams to have mature identity and access management (IAM) policies to adequately determine the assets each persona should be able to access.”)

— Especialista em Segurança Cibernética, Universidades

Análise e recomendações

Para mitigar essas ameaças, os líderes de segurança em instituições de ensino superior devem realizar avaliações completas de suas superfícies de ataque. Uma abordagem baseada em risco é recomendada, priorizando ameaças e desenvolvendo um inventário robusto de todos os ativos e dados. Visibilidade em toda a rede do campus é fundamental.

Além disso, a educação e a conscientização em segurança devem ser promovidas em todas as áreas da instituição, garantindo que todos os indivíduos compreendam seu papel na prevenção de ataques cibernéticos. Investir em campanhas de conscientização durante todo o ano pode capacitar stakeholders a contribuir ativamente para uma postura de segurança mais robusta.

À medida que os ataques cibernéticos aumentam em frequência e sofisticação, as instituições de ensino superior devem se adaptar, conquistando visibilidade e promovendo educação contínua.{Os desafios são significativos, mas a priorização de ações impactantes na redução de riscos de segurança é essencial para a proteção dos dados e operações acadêmicas.

Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!