
Chicago — InkDesign News — A cultura geek e os games ganham um novo marco inusitado: o Papa Leo XIV, nascido em Chicago, é possivelmente o primeiro líder católico a ter o hábito de jogar videogames regularmente, incluindo títulos populares de palavras.
Lançamento e features
Nomeado após apenas dois dias de conclave, Papa Leo XIV chamou atenção não apenas por ser o primeiro papa americano, mas por sua prática constante de jogos como Wordle e Words With Friends. Estes jogos, focados em palavras e raciocínio, são acessíveis em plataformas móveis, proporcionando entretenimento e estímulo mental.
“Primeiro fazemos Wordle — porque isso é algo regular, ok — depois fazemos Words With Friends. É algo para tirar a mente da vida e do mundo real.”
(“First we do Wordle—because this is a regular thing, okay—then we do Words With Friends. It’s something to keep his mind off life and the real world.”)— John Prevost, irmão do Papa Leo XIV
Recepção e audiência
Embora Wordle tenha conquistado milhões de jogadores globalmente, com picos de até 2 milhões de usuários diários, sua associação a figuras públicas como o Papa Leo XIV reforça o impacto cultural dos jogos digitais na vida cotidiana e até em ambientes tradicionalmente afastados da tecnologia.
A prática frequente desses jogos pela nova liderança papal ressalta a permeabilidade da cultura geek em contextos diversos, destacando o uso das plataformas digitais para lazer e descontração mesmo em momentos de alta pressão, como o conclave.
“[Eu perguntei:] você assistiu o filme Conclave para saber como se comportar? E ele havia acabado de assistir o filme Conclave, então ele sabia como se comportar. É esse tipo de coisa, porque eu queria distrair a mente dele. Sabe, rir de alguma coisa.”
(“[I asked him] did you watch the movie Conclave so you know how to behave? And he had just finished watching the movie Conclave, so he knew how to behave. So it’s that kind of stuff, because I wanted to take his mind off it. You know, laugh about something.”)— John Prevost, irmão do Papa Leo XIV
Tendências e mercado
O engajamento do Papa Leo XIV com jogos digitais exemplifica uma tendência crescente da integração da cultura geek e dos games no cotidiano de pessoas de todas as idades e perfis sociais. Serviços acessíveis em smartphones ampliam o alcance e a adoção de títulos com mecânicas de puzzle e social gaming, que têm entre 50 e 100 milhões de downloads globalmente.
Além disso, a cultura geek reflete não apenas no entretenimento, mas também no modo como o público consome mídia, com filmes como Conclave influenciando percepções e expectativas em eventos institucionais.
Para acompanhar mais notícias sobre games e cultura geek, visite nossa página dedicada.
O impacto dessa notícia reforça que as plataformas digitais estão cada vez mais inseridas em todas as esferas sociais, apontando para um mercado expansivo e diversificado que conecta audiências globais.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)