
São Francisco — InkDesign News — O cenário de venture capital e fundraising em 2025 é marcado por reestruturações significativas no setor de tecnologia, com empresas anunciando grandes rodadas de cortes de pessoal para ajustar seus custos operacionais e alinhar estratégias de crescimento diante de um mercado em transformação.
Tamanho da rodada
Diversas startups e empresas de tecnologia têm enfrentado a necessidade de reduzir suas equipes, impactando milhares de colaboradores globalmente. Nomes expressivos como Meta, Intel, e Google anunciaram cortes que variam de 5% a 50% do quadro de funcionários, refletindo um ajuste financeiro substancial para manter a competitividade e a eficiência operacional. Por exemplo, a Intel planeja demitir mais de 21.000 funcionários, cerca de 20% do seu quadro, enquanto a Cruise reduz sua equipe pela metade, inclusive com a saída de seu CEO.
Valuation
O valuation das empresas, especialmente das startups, tem sofrido pressão com o atual mercado. GupShup, avaliada em US$ 1,4 bilhão em 2021, e Cars24, avaliada em US$ 3,3 bilhões, anunciaram demissões relevantes até maio, indicando uma revisão das projeções de crescimento. A busca por eficiência financeira e readequação de estratégias ocorre mesmo em firmas com financiamentos vultuosos, ressaltando a importância de rodadas eficientes e estratégias claras para manter a escalabilidade.
Investidores
Investidores têm buscado acompanhar essa nova dinâmica. Por exemplo, empresas como General Fusion, apoiada por Jeff Bezos e Temasek, ajustaram suas equipes para lidar com escassez de caixa e ciclos mais desafiadores de captação. A reestruturação também afeta fundos que adotam uma gestão ativa nestas companhias. O foco, portanto, está em garantir que os aportes estejam diretamente ligados a avanços em inovação e lucratividade sustentável, em vez de crescimento acelerado a qualquer custo.
“a strategic plan (the ‘Plan’) to evolve its operations to yield greater efficiencies as the Company continues to scale its business with focus and discipline to meet its goal of $10 billion in ending [Annual Recurring Revenue]”
— CrowdStrike, Arquivo 8-K
No atual contexto, várias empresas também têm investido em parcerias estratégicas e tecnologia avançada para garantir maior retorno sobre o investimento de suas rodadas de funding. O movimento, embora tenha impacto humano significativo, aponta para um reposicionamento do mercado para um cenário de inovação sustentada e foco em áreas com maior potencial de crescimento futuro.
“targeting ‘low performers’ as the company prepares for ‘an intense year.’”
— Meta, comunicado interno
Os próximos passos para as empresas incluem o uso dos recursos para acelerar iniciativas de inteligência artificial, automação e expansão de produtos core. Estratégias de foco em eficiência operacional e corte de despesas prometem moldar o roadmap tecnológico e comercial para os próximos trimestres, quando se espera uma retomada mais sólida e sustentável dos investimentos.
Para mais informações sobre outras rodadas e fundos, acesse nossa cobertura completa em venture fundraising.
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)