
Palm Springs — InkDesign News —
O design contemporâneo ganha nova expressão com a escultura “Cadillactus”, criada pelo artista suíço Roger Reutimann, que transforma componentes descartados de um Cadillac 1959 em uma obra que dialoga entre inovação e a relação entre indústria e natureza.
Design de produto
A peça forma um cacto estilizado, construído a partir de elementos icônicos do Cadillac, como faróis, para-choques cromados e outras partes metálicas. Os faróis foram reutilizados como flores do cacto, iluminando a obra com um brilho característico que destaca o design automotivo ao mesmo tempo que representa a flora desértica de Palm Springs, Califórnia.
O processo criativo envolve a desconstrução e reinterpretação dos elementos clássicos do automóvel, dando-lhes uma nova função estética e estrutural. O contraste entre as superfícies cromadas e as formas orgânicas do cacto provoca uma leitura visual singular, ressaltando o diálogo entre o artificial e o natural.
Inovação e materiais
A escultura utiliza peças metálicas originalmente fabricadas para a indústria automotiva, aplicando-as em um contexto artístico. A reutilização desses materiais evidencia técnicas de manipulação e montagem que preservam a integridade do metal enquanto transformam sua forma e função. Esta abordagem projeta o Cadillac emblemático em uma nova estética contemporânea, potencializando a percepção dos materiais através da inovação do design.
“Cadillactus” representa uma visão onde materiais descartados ganham novas vidas inesperadas.
(“Cadillactus” stands tall as a testament to Reutimann’s artistic vision, where discarded materials find unexpected and beautiful second lives.)— Roger Reutimann, Artista
Sustentabilidade e impacto
Reutimann propõe uma reflexão sobre o ciclo de vida dos produtos fabricados e seus impactos ambientais. Ao transformar um símbolo da indústria e consumo em uma escultura que evoca resistência e adaptação – o cacto –, destaca-se um comentário visual sobre a sustentabilidade. A reutilização das partes do Cadillac não apenas minimiza o descarte, mas também amplia o diálogo acerca da reconversão de materiais.
Localizada em Palm Springs, a obra ressalta a convergência entre a cultura automotiva, a conscientização ambiental e a inovação artística, traduzindo uma mensagem sobre o potencial regenerativo dos materiais, sob nova forma.
A escultura convida a pensar sobre o retorno dos produtos à terra em formas surpreendentes, por meio da visão artística.
(It serves as a reminder that even the most robust products of industry can eventually return to the earth in new and surprising forms, given the right artistic vision.)— Roger Reutimann, Artista
“Cadillactus” abre caminho para futuras explorações no design de produto focadas em sustentabilidade criativa, inovação material e estética que questiona o legado industrial.
Veja mais tendências em design em /tag/design/ e /tag/design-industrial/.
Fonte: (yankodesign – Design)