
São Paulo — InkDesign News — A Tesla alcançou um recorde de entregas de veículos no terceiro trimestre de 2025, mas isso não se traduziu em lucros maiores, revelando desafios na mobilidade e no mercado de EVs.
Autonomia e bateria
A Tesla enviou 497.099 carros no terceiro trimestre, resultando em uma receita automotiva de $21,2 bilhões. Contudo, o lucro da empresa foi de $1,4 bilhão, um aumento modesto de $200 milhões em relação ao segundo trimestre deste ano. O impacto nas finanças foi notável, com uma elevação de 50% nas despesas operacionais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A empresa explicou que um grande aumento nas despesas operacionais — 50% mais em relação ao terceiro trimestre do ano passado — foi um dos culpados.
(“The company explained in the letter that a big increase in operating expenses — 50% higher compared to the third quarter last year — was one of the culprits.”)— Tesla, Empresa
Infraestrutura de recarga
Os desafios financeiros também foram exacerbados por tarifas que impactaram a lucratividade. O CEO Elon Musk fez esforços para mitigar esses desafios, incluindo investimentos para impulsionar o setor de recarga e fazer da Tesla uma líder em infraestrutura. O custo por kWh permanece um fator crítico para os consumidores que buscam por opções de eletromobilidade.
A Tesla citou tarifas como outro fator que pesou sobre os lucros no último trimestre.
(“Tesla cited tariffs as another drag on profits this past quarter.”)— Tesla, Empresa
Tecnologia autônoma
Além da produção e venda de veículos, Musk tem investido na criação de uma rede de veículos autônomos, considerando este o futuro da mobilidade. Contudo, o progresso tem sido mais lento do que o esperado, o que está fazendo com que a empresa se desvie do crescimento projetado de 50% ao ano. As novas versões mais acessíveis do Model 3 e Model Y podem ser fundamentais para alcançar as metas de venda no final de 2025.
Mas mesmo neste melhor cenário, a Tesla está muito longe do caminho de 50% de crescimento ano a ano que antes prometia a investidores e acionistas.
(“But even in that best-case scenario, Tesla is way off the path of 50% year-over-year growth that it once promised to investors and shareholders.”)— Tesla, Empresa
O contexto para a companhia inclui também propostas de pacotes de ações significativos para Musk, que estão agendados para votação na próxima reunião anual de acionistas. As inovações planejadas e o aumento da capacidade de produção serão cruciais para a expansão contínua da mobilidade elétrica no futuro.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)