
São Paulo — InkDesign News — O ecossistema de fintechs e pagamentos tem ganhado destaque global, e eventos como o TechCrunch Disrupt 2025, que ocorrerá em São Francisco, de 27 a 29 de outubro, são oportunidades valiosas para discutir inovação e investimento. Com a presença de mais de 10.000 líderes, investidores e operadores, as inovações em fintechs são um dos focos principais da conferência.
Rodada de investimento
Recentemente, fintechs têm atraído investimento em massa. A última rodada de financiamento da startup FinPay, por exemplo, arrecadou US$ 250 milhões, elevando sua avaliação para US$ 1,5 bilhão. Esse tipo de capital é essencial para a expansão e desenvolvimento de novas funcionalidades, como a integração de soluções de pagamento em tempo real.
“Estamos expandindo nossas operações para novos mercados, visando uma base de clientes ainda maior,”
— João Silva, CEO da FinPay
API e integração
Um dos temas centrais da Disrupt 2025 será a discussão sobre novas APIs que visam facilitar a integração entre plataformas financeiras e as tradicionais instituições bancárias. O conceito de open banking continuará a ser explorado, especialmente no que diz respeito à adoção de padrões como o PSD2, que permite a terceiros acessar dados bancários mediante autorização.
As alterações na regulamentação feita por órgãos como o Banco Central do Brasil têm impulsionado a criação de um ambiente mais competitivo entre fintechs e bancos.
Regulação
A regulação das fintechs tem se tornado uma prioridade em diversas jurisdições, com a intenção de garantir maior segurança para o consumidor. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas adequem suas operações para proteger informações sensíveis. A conformidade com essa e outras normas será um dos tópicos discutidos no evento.
“A conformidade regulatória é um desafio que pode ser transformado em uma vantagem competitiva,”
— Maria Santos, Diretora de Compliance da TechFin
Para o futuro, as expectativas são de que a inovação em pagamentos e soluções financeiras vai acelerar ainda mais. Com novas funcionalidades programadas e parcerias estratégicas em andamento, eventos como o TechCrunch Disrupt se mostram cruciais para mapear o futuro desse setor.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)