
São Paulo — InkDesign News — O spacecraft Europa Clipper, em sua jornada rumo a Júpiter, poderá ser atingido por partículas carregadas provenientes do cometa interestelar 3I/ATLAS. A previsão para esse evento ocorre entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2023.
Detalhes da missão
O Europa Clipper, que atualmente está em modo de cruzeiro, tem como objetivo estudar as luas de Júpiter, especialmente Europa. No entanto, sua capacidade de detectar partículas desse cometa ao longo desse período é incerta, principalmente devido ao contínuo fechamento do governo dos EUA, que afeta a operabilidade dos instrumentos da nave.
Tecnologia e objetivos
O Europa Clipper é equipado com instrumentos que analisam o ambiente magnético e de radiação de Júpiter. Segundo Samuel Grant, pesquisador do Instituto Meteorológico Finlandês, “amostrar a cauda dessa maneira é o mais próximo que conseguimos chegar de uma amostra direta de tal objeto, e assim de uma parte diferente da galáxia.”
Amostrar a cauda dessa maneira é o mais próximo que conseguimos chegar de uma amostra direta de tal objeto, e assim de uma parte diferente da galáxia.
(“Sampling the tail in this way is the closest we can currently get to a direct sample of such an object, and thus a different part of the galaxy.”)— Samuel Grant, Pesquisador, Instituto Meteorológico Finlandês
Próximos passos
Se as condições permitirem, a Europa Clipper poderá registrar tanto as partículas do cometa quanto as do vento solar, permitindo comparações significativas entre cometas interstelar e os do sistema solar. A previsão dos pesquisadores sobre a interseção da cauda do cometa foi possível graças ao programa Tailcatcher, que rastreia movimentos de material do vento solar. Grant e Geraint Jones, da Agência Espacial Europeia, afirmam que a detecção dessas partículas pode abrir novas oportunidades para a pesquisa sobre os cometas.
A atividade do cometa deve aumentar à medida que se aproxima do periélio, o que eleva as chances de sucesso na tarefa de amostragem. Como observado por Grant, “o Comet Interceptor tem como objetivo voar perto o suficiente de um cometa interestelar para amostrar diretamente a coma e a cabeça da cauda.”
O Comet Interceptor tem como objetivo voar perto o suficiente de um cometa interestelar para amostrar diretamente a coma e a cabeça da cauda.
(“Comet Interceptor’s primary objective is to fly close enough to an interstellar or long-period comet as to directly sample the coma and head of the tail.”)— Samuel Grant, Pesquisador, Instituto Meteorológico Finlandês
A exploração de cometas como 3I/ATLAS amplia o nosso entendimento sobre a formação do sistema solar e os materiais que nos cercam, significando um avanço contínuo na exploração espacial.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)