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Machine learning & AI

AI redefine a forma como ouvimos música com etiquetas padrão

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Pesquisas recentes em machine learning e inteligência artificial (AI) têm revelado avanços significativos na criação e no uso de música gerada por algoritmos, levantando questões sobre transparência e ética na indústria musical.

Contexto da pesquisa

O fenômeno da banda gerada por AI, The Velvet Sundown, conquistou milhões de ouvintes na plataforma Spotify, embora toda a sua produção tenha sido conduzida por inteligência artificial. Essa situação levantou questões sobre a integridade da obra musical e a necessidade de regulamentação em torno do uso de AI na criação artística.

Método proposto

A pesquisa focou na criação de um padrão de rotulagem para conteúdos musicais que utilizam AI. Para isso, a plataforma Spotify anunciou que irá solicitar que artistas e detentores de direitos definam como a AI esteve envolvida na criação de suas músicas, especificando, por exemplo, se foi utilizada para vocais, instrumentação ou edição.

“Os artistas e detentores de direitos serão solicitados a especificar onde e como a AI contribuiu para uma faixa.”
(“Artists and rights-holders will be asked to specify where and how AI contributed to a track.”)

— Representante da Spotify

Resultados e impacto

O impacto dessa rotulagem se estende além da transparência. As métricas de desempenho estão sendo avaliadas em relação a como essas mudanças influenciam o consumo de música e a percepção do público sobre a identidade artística. A iniciativa de rotulagem poderia permitir que ouvintes escolhessem músicas baseadas em seu interesse por métodos tradicionais ou abordagens algorítmicas.

“Uma rotulagem clara e bem projetada poderia ajudar o público a entender as muitas maneiras pelas quais a AI agora molda a música.”
(“A clear, well-designed labeling system could help audiences understand the many ways AI now shapes music.”)

— Especialista em música digital

Os próximos passos incluem não apenas a implementação desse sistema de rotulagem, mas também um debate cultural sobre a amplitude das informações que devem ser fornecidas ao público. É essencial garantir que as informações sobre o uso de AI sejam facilmente acessíveis, permitindo que os ouvintes façam escolhas informadas sobre o tipo de música que desejam apoiar.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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