SpaceX realiza teste de foguete Starship Flight 11 em 13 de outubro

São Paulo — InkDesign News — A SpaceX planeja lançar o foguete Starship em seu 11º voo de teste na noite de segunda-feira, 13 de outubro, a partir do centro de lançamento Starbase, no Texas, em uma janela de 75 minutos que se abre às 19h15 EDT (23h15 GMT).
Detalhes da missão
O lançamento, que pode ser assistido ao vivo, tem como objetivo testar as capacidades do sistema Starship, composto pelo propulsor de primeiro estágio Super Heavy e a espaçonave superior Starship. A missão tem como carga útil oito versões simuladas dos satélites de banda larga Starlink da SpaceX. O perfil de voo inclui uma descida controlada do Super Heavy, que deverá se splashtown no Golfo do México cerca de 6,5 minutos após a decolagem, enquanto a Starship realizará um retorno suborbital, culminando em um splashdown planejado no Oceano Índico cerca de uma hora mais tarde.
Tecnologia e objetivos
A inovação principal da missão se concentra na combinação de potência e reutilização total do Starship. O foguete foi projetado para ser rapidamente reutilizável, funcionando como um sistema integral que busca possibilitar a colonização de Marte, um sonho sustentado pelo CEO da SpaceX, Elon Musk. “SpaceX acredita que a combinação sem precedentes de potência e reutilização permitirá que a humanidade colonize Marte”
(“SpaceX believes that the vehicle’s unprecedented combination of power and reusability will allow humanity to settle Mars”) — Elon Musk, CEO, SpaceX.
Além disso, o voo também explorará uma nova configuração de motor de queima para o Super Heavy e coleta de dados que visam aperfeiçoar os futuros reetrnos da Starship ao Starbase, onde a espaçonave será capturada por um sistema de braços mecânicos conhecido como “chopsticks”.
Próximos passos
Após o teste, a SpaceX planeja realizar uma análise detalhada dos dados coletados. “Para a reentrada, ladrilhos foram removidos do Starship para testar intencionalmente áreas vulneráveis ao longo do veículo”
(“For reentry, tiles have been removed from Starship to intentionally stress-test vulnerable areas across the vehicle”) — SpaceX, comunicado de missão. As informações obtidas nas próximas voos ajudarão a refinar a tecnologia de captura do Starship e contribuirão para os projetos futuros de exploração espacial, incluindo missões para a Lua e Marte.
Este lançamento representa um avanço significativo na compreensão e tecnologia de exploração espacial, destacando as ambições audaciosas da SpaceX para o futuro da humanidade fora da Terra.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)