- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Sora 2 da OpenAI revela impacto ambiental da AI

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A inteligência artificial (AI) e o aprendizado de máquina (machine learning) estão moldando o futuro da geração de conteúdo digital, conforme evidenciado pela recente implementação da Sora 2 pela OpenAI, uma tecnologia que gera vídeos de alta qualidade a partir de textos curtos.

Contexto da pesquisa

Com o lançamento do Sora 2, surgem preocupações sobre o impacto ambiental dessas novas tecnologias. A AI exige vastos recursos computacionais, levando a um aumento significativo no uso de energia e água. De acordo com a Agência Internacional de Energia, os centros de dados, que sustentam a infraestrutura da AI, consomem 1,5% da eletricidade global e isso está crescendo rapidamente, previsto para duplicar até 2030.

Método proposto

A Sora 2 utiliza redes neurais profundas, particularmente redes generativas adversariais (GAN), para transformar entradas textuais em vídeos. Este modelo exige um grande número de GPU trabalhando simultaneamente para processar e gerar conteúdo. Estima-se que a energia utilizada para gerar um vídeo de cinco segundos com AI pode ser equivalente à de um micro-ondas funcionando por mais de uma hora.

“Treinar modelos de fronteira como o GPT-4 requer milhares de chips gráficos funcionando por meses”
(“Training frontier models such as GPT-4 requires thousands of graphics chips running for months.”)

— Nome, Cargo, Instituição

Resultados e impacto

Pesquisas indicam que a AI já é responsável por cerca de 20% do consumo de energia dos centros de dados, uma cifra que deve aumentar com a expansão das tecnologias de vídeo. Além disso, o uso intensivo de água para resfriamento de servidores é alarmante; estima-se que até 2027, a demanda global por água para AI possa alcançar entre quatro a seis bilhões de metros cúbicos anualmente.

“Cada novo ciclo de atualização efetivamente reinicia o relógio de carbono”
(“Each upgrade cycle effectively resets the carbon clock.”)

— Marcello Ruberti, Economista

Esses dados ressaltam a necessidade de uma abordagem mais sustentável no desenvolvimento e uso de tecnologias de AI. O futuro da geração de conteúdo digital dependerá não apenas da criatividade e inovação, mas também de um compromisso com a responsabilidade ambiental.

As aplicações dessa tecnologia são vastas, desde produções cinematográficas até marketing digital. O próximo passo envolve garantir que as futuras implementações sejam sustentáveis, possibilitando uma expansão cuidadosa de nossa infraestrutura digital.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!