
Santa Cruz — InkDesign News — A Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, na zona oeste do Rio de Janeiro, implementará o projeto Poéticas na Escola – Slam a partir desta quarta-feira (8), oferecendo oficinas para alunos entre 12 e 14 anos, visando promover a literatura e a expressão poética.
Contexto educacional
O acesso à literatura e ao desenvolvimento da expressão artística nas escolas brasileiras é frequentemente discutido em face dos desafios enfrentados por jovens nas periferias. A taxa de analfabetismo entre adolescentes é uma preocupação relevante, com dados de 2021 do IBGE indicando que 11,9% das pessoas de 15 a 29 anos não completaram o ensino fundamental. Projetos como o Poéticas na Escola emergem como tentativas válidas de ampliar o debate sobre essas questões e engajar a juventude em práticas de leitura e escrita.
Políticas e iniciativas
O Poéticas na Escola é uma iniciativa da organização Alkebulan Arte & Cultura, contando com o apoio de órgãos como o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A proposta consiste em 10 oficinas até a metade de novembro, tendo alcançado mais de 2.770 jovens em 13 escolas anteriormente. O projeto busca não apenas fomentar habilidades literárias, mas também oferecer um meio de expressão para os alunos.
A experiência impacta positivamente no interesse dos estudantes pela leitura.
(“O coordenador do projeto Felipe Calarco diz acreditar que a experiência impacta positivamente no interesse dos estudantes pela leitura.”)— Felipe Calarco, Coordenador do Projeto
Desafios e perspectivas
Entre os obstáculos enfrentados, destaca-se a carência de recursos financeiros para estruturar adequadamente o projeto, além das dificuldades em integrá-lo à rotina escolar já estabelecida, onde as oficinas ocorrerão no contraturno. Problemas de infraestrutura nas escolas e desigualdade de acesso à cultura permanecem como barreiras.
Assim, esta experiência não apenas proporciona um espaço para a prática artística, mas também apresenta um potencial impacto positivo na autoestima dos jovens.
Muitos jovens que eram tímidos passam a se expressar com mais segurança após a experiência.
(“Muitos jovens que eram tímidos passam a se expressar com mais segurança após a experiência, tanto na fala quanto na escrita.”)— Felipe Calarco, Coordenador do Projeto
Os relatos de alunos que buscam referências literárias e passam a escrever de maneira espontânea mostram o potencial de transformação das práticas educativas atuais.
Com a continuidade desse projeto e a ampliação de políticas públicas voltadas para a cultura, espera-se que mais jovens tenham acesso a oportunidades significativas de aprendizado e expressão, promovendo um engajamento maior com a literatura.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)