
São Paulo — InkDesign News — Jimmy Fallon está diversificando seu portfólio no universo dos games com um novo programa de TV inspirado em “Wordle”, o popular jogo de palavras que cativou milhões de usuários desde seu lançamento.
Lançamento e features
O programa, que está sendo produzido por Fallon e deve estrear na NBC, promete levar a dinâmica do jogo de palavras para um novo formato de entretenimento. “A premissa é simples: o jogador deve adivinhar uma palavra de cinco letras em até seis tentativas, com letras corretas marcadas em verde ou amarelo, dependendo se estão na posição certa ou não” (“the player has to guess a five-letter word in up to six attempts, with correct letters being marked green or yellow, depending on if they’re in the right spot or not”, Kotaku). O projeto está sendo filmado no Reino Unido e ainda não se sabe quais novas mecânicas podem ser introduzidas para expandir a fórmula básica do jogo.
Recepção e audiência
O “Wordle” original, lançado como um jogo de navegador em 2021, rapidamente se tornou um sucesso mundial, sendo adquirido pelo The New York Times em 2022. Desde então, inspirou inúmeras cópias e variantes. Estatísticas indicam que o jogo original tem milhões de jogadores ativos diariamente, destacando seu apelo global no cenário de games. Savannah Guthrie, âncora do programa, é a anfitriã do piloto que está sendo gravado, sugerindo um enfoque sério e envolvente.
Tendências e mercado
A popularidade de jogos baseados em palavras ressalta uma tendência crescente no consumo de jogos que promovem raciocínio e resolução de problemas. “É fácil entender sua viralidade, uma vez que é um quebra-cabeça simples que pode ser jogado diariamente”, (“its virality is easy to understand. The question is: How will Fallon and company expand this into a full-blown game show?” Kotaku). O público está ávido por novos formatos de games que não apenas entretêm, mas também promovem interatividade e competição.
Esperando diversas novidades, a indústria de entretenimento deve aguardar com expectativa o lançamento do programa e verá como isso pode influenciar a mecânica de outros formatos de games, além de potencializar a participação do público em experiências coletivas.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)