- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Educação

Professores no Brasil usam mais IA que média da OCDE

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — A recente pesquisa Talis 2024 revela que 56% dos professores brasileiros utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) em suas práticas pedagógicas, superando a média de 36% registrada entre países da OCDE. A pesquisa, divulgada em 6 de outubro, reflete uma crescente inovação no currículo educacional.

Contexto educacional

A educação no Brasil enfrenta uma dualidade entre potencial e desafios. Apesar de avanços, como a adoção de tecnologias, o sistema ainda luta com desigualdades em infraestrutura e formação docente. A pesquisa Talis, que envolve 53 países, indica que o Brasil ocupa a décima posição no uso de IA, com professores afirmando que utilizam a tecnologia, sobretudo para criar planos de aula (77%) e adaptar materiais conforme as necessidades dos alunos (64%).

Políticas e iniciativas

A Talis destaca a importancia de políticas de formação continuada para professores, fundamental para que consigam integrar tecnologias como a IA em suas práticas. Entre os docentes que não utilizaram IA recentemente, 64% mencionaram a falta de conhecimento como impedimento. “O uso da IA na educação tem sido um tema de pesquisa há mais de 40 anos. No entanto, o lançamento do ChatGPT da OpenAI… acelerou o uso cotidiano da IA,” afirma a pesquisa.

“O uso da IA na educação tem sido um tema de pesquisa há mais de 40 anos. No entanto, o lançamento do ChatGPT da OpenAI no final de 2022 acelerou o uso cotidiano da IA em muitos setores da sociedade.”
(“The use of AI in education has been a research topic for over 40 years. However, the launch of ChatGPT from OpenAI at the end of 2022 accelerated the everyday use of AI in many sectors of society.”)

— Talis 2024

Desafios e perspectivas

Os obstáculos associados ao uso de IA nas escolas são significativos. Muitos professores relataram a necessidade de formação especializada, com 39% indicando que precisam aprimorar habilidades específicas para empregar a IA. Além disso, 60% afirmaram que a falta de infraestrutura adequada em suas instituições é um limitante. Este panorama ressalta a necessidade urgente de investimento em tecnologia e treinamento profissional.

“As atitudes em relação às ferramentas digitais e o uso delas para a aprendizagem dos alunos variam consideravelmente entre os sistemas educacionais.”
(“Attitudes towards digital tools and their use for student learning vary considerably among educational systems.”)

— Talis 2024

Os impactos esperados da adoção crescente de tecnologias educacionais, especialmente a IA, são promissores, mas implicam um comprometimento contínuo em resolver as desigualdades estruturais existentes. À medida que o Brasil avança, a formação de professores e a modernização das infraestruturas se tornam cruciais para o sucesso de iniciativas pedagógicas futuras.

Fonte: Agência Brasil – Educação

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!