
São Paulo — InkDesign News — Ridley Scott, um dos diretores mais prolíficos de Hollywood, expressou seu descontentamento com a qualidade das produções cinematográficas atuais, que inclui reflexões sobre o impacto da tecnologia na indústria de games e a cultura geek.
Lançamento e features
O próximo filme de Scott, Gladiator II, promete inovações visuais, incluindo cenas de batalha em alto-mar com uso extensivo de efeitos digitais. Durante um painel no BFI Southbank em Londres, ele afirmou que “a quantidade de filmes que são feitos hoje em dia, literalmente globalmente–milhões. Não milhares, milhões” (The quantity of movies that are made today, literally globally–millions. Not thousands, millions.).
Recepção e audiência
A recepção das produções de Scott sugere que, apesar das críticas à mediocridade de Hollywood, seu trabalho ainda ressoa com uma audiência significativa. Ele comentou: “O que faço–é uma coisa horrível–mas comecei a assistir meus próprios filmes, e na verdade eles são bons!” (What I do–it’s a horrible thing–but I’ve started watching my own movies, and actually they’re pretty good!). O impacto de suas obras é notável, especialmente entre os fãs da cultura geek, que frequentemente reverenciam filmes como Alien e Blade Runner.
Tendências e mercado
Com um mercado saturado de lançamentos, Scott lamentou que muitos filmes são “salvos” com efeitos digitais em vez de roteiros sólidos. Isso espelha preocupações na indústria de games, onde mecânicas como loot boxes e microtransações têm gerado críticas sobre a escassez de jogabilidade innovadora. Ele observou: “É como um alívio que há alguém lá fora que está fazendo um bom filme” (It’s like a relief that there’s somebody out there who’s doing a good movie.) e esse sentimento se reflete em diversos criadores de conteúdo no universo gamer, que buscam oferecer experiências de qualidade.
Enquanto os gamers aguardam novidades, o filme The Dog Stars, um thriller pós-apocalíptico previsto para março de 2026, promete continuar a tradição de Scott de explorar temas complexos através de tramas envolventes. Espera-se que eventos futuros na indústria do entretenimento também inspirem a convergência entre cinema e jogos, trazendo ainda mais inovações para a cultura geek.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)