Salesforce lança camada de confiança em AI para projetos empresariais

São Paulo — InkDesign News — A Salesforce Inc. está ampliando sua plataforma de inteligência artificial com novas capacidades de gerenciamento e governança de dados, visando solucionar o que a empresa considera ser uma crise na adoção de IA nas empresas, onde mais de 80% dos projetos falham em entregar valor comercial significativo.
Tecnologia e abordagem
A nova abordagem da Salesforce se fundamenta em três capacidades essenciais: garantir que as saídas da IA sejam baseadas em dados empresariais unificados, integrar controles de segurança e conformidade em cada fluxo de trabalho e conectar agentes de IA entre diversas plataformas e fontes de dados. Essas técnicas visam mitigar problemas como a fragilidade dos dados e a governança inadequada que têm dificultado a implementação de IA no setor corporativo.
“Estamos vendo muitos desses projetos de IA realmente falhando, e muito disso se deve ao fato de que os clientes ainda possuem dados fragmentados, governança fraca e segurança precária”
(“We’re seeing a lot of these AI projects really failing, and a lot of it’s because customers still have fragmented data, they still have weak governance, they still have poor security.”)— Desiree Motamedi, Vice-Presidente Sênior e CMO, Salesforce
O sistema Data Cloud Context Indexing permite aos agentes de IA interpretar documentos complexos, como contratos e diagramas técnicos, dentro de seu contexto empresarial. A tecnologia de "salas limpas" do Data Cloud, disponível para organizações, permite a análise segura de dados sem exposição de informações sensíveis.
Aplicação e desempenho
Entre as implementações de destaque, a Salesforce lançou o Tableau Semantics, que resolve a questão da padronização das definições de métricas de negócios em diferentes sistemas. Esta camada semântica AI utiliza uma linguagem de negócios padronizada, facilitando a interpretação dos dados. A escalabilidade e eficiência do sistema são cruciais, especialmente em um contexto onde o gerenciamento adequado de dados é frequentemente negligenciado.
Além disso, o uso de tecnologias de "zero copy" promete uma colaboração mais rápida entre instituições, como no setor bancário, onde a detecção de fraudes pode ser acelerada de semanas para horas. Esses avanços são apoiados por promessas de maior conformidade com normas como a HIPAA em aplicações de saúde.
Impacto e mercado
O mercado de IA empresarial enfrenta desafios significativos, conforme relatado por um estudo da RAND Corporation, que aponta a baixa qualidade dos dados e a integração fragmentada como razões principais para as altas taxas de falha. Esta realidade gera oportunidades para provedores de software, como a Salesforce, que visam equipar as empresas com uma infraestrutura de dados robusta para suportar aplicações de IA em larga escala.
“Com mais de 12.000 implantações ativas do Agentforce, reconhecemos que a adoção da IA ainda está nos estágios iniciais e varia de empresas que estão começando a outras que planejam desenvolver múltiplos agentes dentro de suas organizações”
(“We see very interesting ranges from people who are just getting started to people who are like, we’re going to build like 80 different agents within their organization.”)— Desiree Motamedi, Vice-Presidente Sênior e CMO, Salesforce
Os próximos passos para a Salesforce envolvem a finalização da aquisição da Informatica, que promete expandir as capacidades da empresa em gerenciamento de metadados, um componente crítico para a precisão da IA. O sucesso depende de sua habilidade em criar uma plataforma que resolva as lacunas de confiança observadas na adoção organizada da IA nas empresas.
Fonte: (VentureBeat – AI)