Tecnologia transforma postes em carregadores para veículos elétricos

Universidade Estadual da Pensilvânia, Cidade do Kansas — InkDesign News — Em uma pesquisa publicada pela Journal of Urban Planning and Development, cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, em parceria com autoridades do Missouri e entidades norte-americanas, analisaram o uso de postes de iluminação pública como solução de carregamento de veículos elétricos. O estudo, conduzido entre 2023 e 2024, apontou que a adaptação dos postes representa uma alternativa eficaz, acessível e ambientalmente vantajosa para ampliar a infraestrutura de recarga urbana.
O Contexto da Pesquisa
A rápida expansão dos veículos elétricos (EVs) enfrenta um obstáculo significativo: a dificuldade de acesso a pontos de recarga, sobretudo para residentes de edifícios multifamiliares e áreas urbanas densas. A limitação de infraestrutura restringe a adoção dos EVs, impactando diretamente os benefícios ambientais e econômicos desse tipo de transporte. Para enfrentar essa questão, pesquisadores da Penn State se uniram ao governo do Kansas City, à Metro Energy Center, empresas de energia locais e ao National Renewable Energy Lab, financiados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Resultados e Metodologia
Foram instaladas 23 unidades de carregamento adaptadas em postes de iluminação em Kansas City, seguida de coleta de dados ao longo de um ano, a partir de um modelo de análise pautado em demanda, viabilidade e benefícios. A escolha dos locais envolveu análises de uso do solo, densidade de estações, pontos de interesse e volume de tráfego, aliados a modelos de inteligência artificial para prever a demanda.
O resultado indicou que a instalação dessas estações requer investimento significativamente inferior em comparação com a infraestrutura tradicional — os postes já são alimentados por energia municipal e localizam-se em áreas estratégicas. Além disso, a velocidade de carga mostrou-se superior, graças à utilização de linhas elétricas dedicadas e menor disputada simultaneidade. A redução nas emissões e o aproveitamento de áreas de estacionamento que já eram utilizadas por veículos a combustão compõem benefícios ambientais centrais do modelo.
“A motivação para este trabalho surge do fato de que muitos residentes urbanos, especialmente em apartamentos, não possuem acesso a carregadores domésticos dedicados, já que não têm o privilégio de possuir uma garagem. Felizmente, os postes de iluminação já estão alimentados e, geralmente, pertencem ao município, tornando-os relativamente fáceis de adaptar. Sua localização — próxima a estacionamentos públicos e em áreas de grande movimento — permite atender tanto moradores quanto visitantes.”
(“The motivation for this work comes from the fact that many apartment and multi-unit dwelling residents, particularly in urban and downtown areas, lack access to dedicated home EV chargers, since they don’t have the privilege of owning a garage. Fortunately, streetlight poles are already powered and typically owned by municipalities, making them relatively easy to work with. Their placement — often near on-street parking and in high-traffic areas — makes them well-positioned to serve both local residents and visitors.”)— Xianbiao “XB” Hu, Professor Associado, Penn State
A equidade social também foi considerada no projeto:
“Também levamos em conta a equidade, o que significa engajamento proativo com a comunidade para garantir a distribuição justa e inclusiva dos benefícios da recarga em postes entre diferentes bairros.”
(“We also took into account equity, which here means the proactive engagement with the community to ensure fair and inclusive distribution of the streetlight charging benefits across diverse neighborhoods.”)— Yang “Chris” Song, Autor Correspondente, Penn State/ElectroTempo
Implicações e Próximos Passos
Os dados confirmaram ganhos de custo e tempo, além de menores impactos ambientais. O modelo proposto é escalável, permitindo adoção nacional. Os autores planejam aprimorar o modelo com dados socioeconômicos detalhados e variáveis meteorológicas, a fim de identificar áreas de maior vulnerabilidade e garantir a eficácia e equidade futuras. Segundo os pesquisadores, considerar fatores como renda e padrões climáticos será essencial para consolidar políticas públicas mais inclusivas.
As previsões para expansão nacional dependem de parcerias institucionais e de políticas públicas sensíveis à equidade, de acordo com os autores do estudo e órgãos que apoiaram a iniciativa. Os próximos desdobramentos da pesquisa prometem acelerar a democratização do acesso à mobilidade elétrica, promovendo cidades mais sustentáveis e inclusivas.
Fonte: (ScienceDaily – Ciência)