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Educação

Especialista defende que educação é direito, não herança

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Brasília — InkDesign News — A redução das disparidades na aprendizagem de crianças e jovens nas escolas brasileiras requer a superação da “naturalização das desigualdades”, conforme análises de André Lázaro, da Fundação Santillana, destacando a necessidade urgente de políticas educacionais equitativas.

Contexto educacional

A educação no Brasil enfrenta desigualdades históricas que se perpetuam por meio de estruturas sociais e econômicas. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, apenas 2,4% dos jovens do 3º ano do ensino médio entre os 20% mais pobres alcançaram aprendizagem adequada em matemática e língua portuguesa, em comparação com 16,3% entre os 20% mais ricos. Essa discrepância reflete a herança de classe que permeia o sistema educacional, onde a educação continua a ser vista como um privilégio de poucos.

Políticas e iniciativas

Na busca por solucionar as desigualdades, Lázaro citou iniciativas como as cotas no ensino superior, que permitiram que um número maior de jovens negros e provenientes de escolas públicas ingressasse nas universidades. “As cotas criaram condições favoráveis para que parte da população jovem negra, estudante de escola pública e pobre pudesse entrar na universidade pública. Isso melhorou muito o debate público”, afirma Lázaro.

Além disso, a inclusão de 97,6% dos jovens de 11 a 14 anos nos anos finais do ensino fundamental, embora positiva, ainda não é suficiente para garantir uma educação de qualidade a todos. Elementos como infraestrutura escolar adequada e valorização dos docentes são pilares que necessitam de atenção para melhorar a eficácia do sistema educacional.

Desafios e perspectivas

Apesar das conquistas, o Brasil enfrenta desafios significativos, como a desprofissionalização da carreira docente, onde 49% dos professores das redes estaduais têm contratos temporários. “Imagine você trabalhar numa equipe em que se troca metade das pessoas a cada ano”, critica Lázaro, enfatizando a instabilidade que isso traz para a educação.

Além da condição econômica, questões raciais e as dificuldades enfrentadas pelas populações rurais igualmente precisam ser abordadas, pois a exclusão educacional baseia-se em camadas complexas de desigualdade. O fechamento de escolas no campo e a falta de acesso à educação para jovens rurais são reflexos de uma pressão demográfica e econômica.

O reconhecimento da diversidade regional como um ativo pedagógico pode representar um passo significativo rumo a uma educação mais justa e equitativa. “A igualdade deveria ser capaz de reconhecer a diversidade”, observa Lázaro, apontando a necessidade de uma abordagem que se distancie da padronização que atualmente predomina.

Os impactos esperados de uma ação conjunta e integrada entre governo e sociedade civil são significativos. É vital que a educação se torne um direito acessível a todos, não uma herança de classe, com o compromisso de todos os atores sociais focado na equidade e na qualidade educacional.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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