
São Paulo — InkDesign News — O evento Meta Connect, realizado em setembro de 2025, trouxe novidades significativas para o universo tech, especialmente com a introdução de novas funcionalidades para o Meta Quest 3 e 3S, além de uma nova abordagem em relação a smart glasses.
Contexto e lançamento
A Meta, conhecida por sua forte presença no mercado de realidade virtual, focou em novidades em sua conferência anual Connect. Embora tradicionalmente centrada no universo VR, este evento deu destaque à introdução de três novos modelos de smart glasses. Com o surgimento do Meta Hyperscape, o qual começa a ser disponibilizado para os usuários, a empresa reafirma seu compromisso com inovações em captura de ambientes hiperealistas, um conceito que abre novas possibilidades para os usuários do Quest 3 e 3S.
Design e especificações
O Hyperscape Capture permite que usuários capturem ambientes físicos rapidamente ao utilizar o headset Quest 3. Para acessar essa funcionalidade, é necessário baixar a versão beta do Horizon OS, que embora apresente alguns desafios, permite a captura de espaços em detalhes que antes requeriam equipamentos avançados. Uma vez instalado, o usuário é guiado através de um processo de mapeamento que envolve caminhar pelo espaço com o headset, mapeando objetos e características do ambiente por meio de um aplicativo dedicado.
A captura do ambiente, embora não perfeita, proporciona resultados surpreendentes.
(“Hyperscaped my office. Results aren’t perfect by any means but still kind of cool?”)— James Pero, Repórter, Gizmodo
Repercussão e aplicações
O impacto cultural do Hyperscape é significativo, pois simplifica a capacidade de replicar ambientes em 3D, algo que antes exigia tecnologia complexa. Apesar das limitações de hardware, as possibilidades de uso, incluindo a documentação de ambientes familiares ou a recriação de memórias, são atraentes. Após a experiência, o usuário revelou que, mesmo com um ambiente menos ideal para mapeamento, o resultado foi suficientemente detalhado para evocar a sensação de estar no local real.
“A replicação de ambientes em 3D é algo que pode ressoar profundamente com muitos usuários.”
(“It’s further proof to me that VR has come a long way, and while it may not be the ultimate form factor, there are things that headsets can do that other technology just can’t.”)— James Pero, Repórter, Gizmodo
Com o avanço de tecnologias como o Hyperscape, o futuro da realidade virtual parece promissor, já que cada vez mais pessoas podem explorar e interagir com ambientes digitais de forma acessível. Próximos lançamentos e atualizações na plataforma prometem tornar a experiência ainda mais imersiva e detalhada.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)