
São Paulo — InkDesign News —
A pesquisa recente revela que ferramentas de machine learning, como modelos de linguagem, são inadequadas para a redação de ensaios de admissão universitária, produzindo narrativas genéricas que falham em refletir a individualidade dos candidatos.
Contexto da pesquisa
Estudo realizado pela Universidade Cornell analisa 30.000 ensaios de admissão escritos por humanos em comparação com ensaios gerados por oito modelos populares de linguagem (LLMs), como o ChatGPT. Os pesquisadores identificaram que, mesmo quando instruídos a considerar raça, gênero e localização geográfica, os modelos apresentaram textos uniformes e pouco envolventes.
Método proposto
A equipe de pesquisa utilizou um conjunto de dados que inclui ensaios de admissão escritos nos três anos anteriores ao lançamento do ChatGPT em novembro de 2022. Essa análise incluiu a comparação de ensaios humanos e textos gerados por LLMs, incentivando a produção de ensaios com características específicas de candidatos, como “uma mulher asiática de Salinas, Califórnia, cujos pais possuem diplomas universitários”.
Resultados e impacto
“As ferramentas como o ChatGPT podem fornecer um feedback sólido sobre a escrita, mas solicitar um rascunho completo resultará em um ensaio genérico que não reflete a autenticidade de nenhum candidato real.”
(“Tools like ChatGPT can give solid feedback on writing and are likely a good idea for weak writers. But asking for a full draft will yield a generic essay that just does not sound like any real applicant.”)— Rene Kizilcec, Professor Associado, Universidade Cornell
A análise também revelou que a repetição de palavras-chave e a apresentação de detalhes pessoais de maneira formulaica são comuns entre os textos gerados por IA. Ao treinar um modelo para diferenciar entre ensaios humanos e gerados por IA, a precisão foi praticamente perfeita, sugerindo que as instituições podem identificar facilmente ensaios predominantemente gerados por IA.
Pesquisa sobre o uso de inteligência artificial em candidatos universitários sugere que cerca de 30% dos alunos do ensino médio estão utilizando essas ferramentas para a redação de ensaios. Os resultados indicam que o uso desmedido de IA pode prejudicar a individualidade necessária em ensaios de admissão.
Com esses achados, a recomendação para estudantes é utilizar suas próprias ideias para a redação de um rascunho inicial e limitar o uso de ferramentas de IA a revisões e correções. Embora a aplicação a universidades seja uma etapa estressante, a escrita do ensaio pode proporcionar uma oportunidade valiosa de reflexão sobre a trajetória pessoal e as experiências do candidato.
Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)