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AI, ML & Deep Learning

FastAPI e PostgreSQL criam sistema de recomendação com ML

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São Paulo — InkDesign News — Um novo projeto demonstra como integrar sistemas de recomendação de jogos com técnicas de machine learning e deep learning, utilizando o FastAPI e o PostgreSQL para otimização de recomendações.

Arquitetura de modelo

A estrutura do sistema de recomendação combina uma API desenvolvida com FastAPI e um banco de dados PostgreSQL. A interação entre esses elementos é facilitada por um ambiente em nuvem, que proporciona acesso ágil e escalabilidade. O projeto demonstra a eficácia de um modelo híbrido, onde métodos de filtragem colaborativa e de conteúdo se cruzam para oferecer sugestões personalizadas aos usuários.

“Nosso sistema busca oferecer recomendações baseadas em dados de uso reais, aprimorando a experiência do usuário.”
(“Our system aims to provide recommendations based on real usage data, enhancing user experience.”)

— Lucas See, Desenvolvedor, Insight Media Group

Treinamento e otimização

O processo de treinamento envolve a alimentação do sistema com um conjunto diversificado de dados de usuários e jogos. O uso de técnicas como transfer learning e validação cruzada contribuem significativamente para a precisão do modelo. Os desenvolvedores realizaram múltiplos testes de acurácia, onde o modelo alcançou uma precisão superior a 85% em suas previsões. O tempo de treinamento foi otimizado utilizando containers do Docker, reduzindo a sobrecarga de instalação de dependências.

“Com uma infraestrutura bem projetada, conseguimos aumentar a eficiência do nosso modelo em um curto período de tempo.”
(“With a well-designed infrastructure, we managed to enhance our model’s efficiency in a short period.”)

— Lucas See, Desenvolvedor, Insight Media Group

Resultados e métricas

Os resultados obtidos mostram um impacto positivo na interação dos usuários com as recomendações, evidenciando um aumento nas taxas de engajamento. As métricas utilizadas incluem precisão, recall e F1-score, todas com resultados que superaram benchmarks anteriores em projetos similares. A implementação do sistema foi realizada na plataforma Render, permitindo acessibilidade e simplicidade para usuários finais via interface Swagger.

Essas técnicas de recomendação são vitais não apenas para jogos, mas também podem ser aplicadas em setores como e-commerce e mídias sociais, onde personalização é chave. O próximo passo no desenvolvimento deste projeto inclui a integração de feedback em tempo real dos usuários, o que poderá fornecer dados ainda mais ricos para o aperfeiçoamento do sistema.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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