- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta de híbrido único entre jays azuis e verdes no Texas

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova pesquisa revelou um caso notável de hibridização entre o pequeno grupo de espécies de aves, onde o híbrido gerado é resultado da interação de duas espécies que Expandiram suas áreas de distribuição devido às mudanças climáticas.

Contexto da descoberta

A hibridização é um fenómeno frequentemente observado entre populações que divergiram recentemente. Contudo, a pesquisa liderada por Brian R. Stokes, estudante de pós-graduação da Universidade do Texas em Austin, ressalta que o ancestral comum mais recente entre o gaio azul (Cyanocitta cristata) e o gaio verde (Cyanocorax yncas) viveu há pelo menos 7 milhões de anos.

No passado, hibridações de vertebrados costumavam ser atribuídas a atividades humanas, como a introdução de espécies invasoras. Este caso, no entanto, sugere que as alterações nos padrões climáticos podem estar permitindo a expansão simultânea dessas espécies e, por consequência, a hibridização.

Métodos e resultados

No estudo, Stokes monitorou redes sociais onde observadores de aves compartilham fotos de suas avistamentos. Durante essa atividade, ele encontrou uma imagem de uma ave exótica em um subúrbio do Texas. Após algum esforço, conseguiu capturar a ave em uma rede de neblina, coletando uma amostra de sangue antes de libertá-la. O documento, publicado na revista Ecology and Evolution, apresenta a ave como um macho híbrido resultante de um gaio verde mãe e um gaio azul pai.

Essa descoberta é semelhante a hibridações artificiais realizadas na década de 1970, mas levanta questões sobre a frequência desse fenômeno na natureza, que pode ser muito maior do que o previamente reconhecido.

A hibridação é provavelmente muito mais comum no mundo natural do que os pesquisadores sabem, devido à dificuldade de reportar esses eventos.
(“Hybridization is probably way more common in the natural world than researchers know about because there’s just so much inability to report these things happening.”)

— Brian R. Stokes, Estudante de Pós-Graduação, Universidade do Texas em Austin

Implicações e próximos passos

Com as distribuições dos gaias azul e verde se sobrepondo em áreas como San Antonio, o estudo demonstra a importância de monitorar as mudanças sociais e geográficas nas populações de aves. Stokes enfatiza que esses eventos são indícios de como as mudanças climáticas podem impactar as interações entre espécies, o que pode ter reverberações na biodiversidade local.

Um futuro estudo poderá se concentrar em outras áreas onde essas espécies se sobrepõem, investigando se outros híbridos podem surgir à medida que as mudanças climáticas continuam a afetar os habitats. A pesquisa sugere que a mobilidade de aves pode ser um indicador importante de como as espécies se adaptarão em resposta às pressões ambientais.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!