Startups questionam necessidade de Silicon Valley no Disrupt 2025

São Francisco — InkDesign News — Durante o TechCrunch Disrupt 2025, que ocorrerá entre 27 e 29 de outubro, questões sobre o futuro do fundraising e o impacto da localização na criação de startups estarão em destaque. O evento reunirá líderes do setor, incluindo investidores de capital de risco e fundadores, para discutir se construir em locais tradicionais como o Vale do Silício ainda confere uma vantagem competitiva.
Tamanho da rodada
Recentemente, diversas startups têm explorado novas fronteiras para fundraising, desafiando a ideia de que um local específico é necessário para o sucesso. De acordo com David Hall, sócio-gerente do fundo Rise of the Rest, “Sendo um capitalista de risco de um fundo focado fora da Califórnia, posso afirmar que o capital pode ser levantado de diversas regiões dos Estados Unidos”.
“Game-changing companies don’t have to come out of Silicon Valley.”
— David Hall, Managing Partner, Revolution
Valuation
A avaliação de startups tornou-se um aspecto crítico, especialmente em um mercado competitivo. A mudança para ambientes menos tradicionais permitiu que muitos fundadores negociassem melhores condições e valuations mais altas, fora dos padrões da Baía de São Francisco. Essa remodelação do capital está permitindo um acesso mais democratizado ao investimento.
Investidores
Um painel no evento contará com Anh-Tho Chuong da Lago e Tawni Nazario-Cranz da SignalFire, proporcionando insights sobre como o cenário de investimento mudou, especialmente após a pandemia. A formação de equipes distribuídas e hubs regionais amplia a pluralidade de acesso ao capital.
“A jornada do fundraising mudou, mas a essência do que significa ter acesso a oportunidades ainda é relevante.”
— Tawni Nazario-Cranz, Partner, SignalFire
No encerramento do evento, a expectativa é que os participantes estejam mais equipados para enfrentar o futuro do fundraising, com uma compreensão mais clara do panorama atual e das possibilidades que existem fora dos centros tradicionais de inovação. Com 10 mil pessoas esperadas e uma conversa crítica sobre “onde está a verdadeira oportunidade” para os fundadores emergentes, a edição deste ano do TechCrunch Disrupt promete ser transformadora.
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)