- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning explica defeitos na soldagem a laser

- Publicidade -
- Publicidade -

Um novo sistema de IA foi desenvolvido para auxiliar na identificação de defeitos em soldagens a laser, utilizando machine learning para otimizar processos na manufatura. A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Contexto da pesquisa

A soldagem a laser, uma técnica de manufatura de alta precisão, tem sido criticada por sua alta propensão a falhas técnicas. Com a carência de dados experimentais suficientes, a equipe buscou um método inovador para maximizar o uso de informações existentes na literatura científica.

Método proposto

O modelo implementado combina dados experimentais mínimos com informações extraídas de artigos científicos, utilizando Large Language Models (LLMs). Essa abordagem permite a criação de equações numéricas que preveem fenômenos físicos em soldagens a laser. “Com nosso modelo, podemos simplesmente inserir os dados da literatura e acelerar consideravelmente o processo” (“With our model, we can simply input the literature data and substantially speed up the process”) — Zhengxiao Yu, Candidato a doutorado, Engenharia Industrial e de Manufatura.

A equipe usou um total de 48 conjuntos de dados, sendo 5 próprios e 43 da literatura existente. O LLM analisa esses dados e recomenda equações relevantes, conseguindo gerar até 10 equações em um minuto, otimizando o tempo em comparação com métodos tradicionais.

Resultados e impacto

Os pesquisadores identificaram fenômenos como o “humping”, um defeito comum em soldagens a laser que ocorre quando o metal é soldado muito rapidamente. “Equações detalhando os parâmetros específicos envolvidos em erros de humping poderiam ajudar os pesquisadores a abordar o problema em soldagens futuras” (“Equations detailing the specific parameters involved in humping errors could help researchers address the problem in future welds”) — Zen-Hao Lai, Candidato a doutorado, Ciência e Engenharia de Materiais.

O desafio persistente está na conversão de dados textuais da literatura em um formato utilizável. A pesquisa continua buscando aplicar este modelo a outras áreas da manufatura, incluindo a manufatura aditiva. O método proposto pode ser uma solução eficiente para o avanço da engenharia e otimização dos processos de produção.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!