- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

RNN gera ministro na Albânia e especialistas questionam efeitos

- Publicidade -
- Publicidade -

Machine Learning e Inteligência Artificial: Avanços e Desafios

O crescente uso de machine learning e inteligência artificial (AI) em diversas áreas levanta questões sobre potencialidades e limitações. A recente nomeação de um ministro virtual na Albânia ilustra bem esse debate, evidenciando os desafios éticos e técnicos que acompanham esta tecnologia.

Contexto da pesquisa

A ideia de um ministro virtual, denominado “Diella”, foi proposta na Albânia como uma solução para corromper o processo de licitação pública. O Primeiro-Ministro Edi Rama enfatizou que “Diella nunca dorme, não precisa de pagamento e não possui interesses pessoais” (“Diella never sleeps, she doesn’t need to be paid, she has no personal interests”), destacando a proposta de total transparência.

“Diella depende totalmente da qualidade e consistência dos dados e da confiabilidade dos modelos por trás dela,”
(“Like any AI system, she depends entirely on the quality and consistency of the data and the reliability of the models behind her.”)

— Erjon Curraj, Especialista em Transformação Digital, Universidade de Tirana

Método proposto

Embora detalhes técnicos sobre Diella ainda estejam em discussão, presume-se que o sistema se baseie em modelos de linguagem de grande porte (LLM), similar ao funcionamento de chatbots como ChatGPT. A eficácia do sistema depende da qualidade dos dados utilizados, já que informações tendenciosas ou incompletas podem derivar em decisões errôneas, prejudicando o objetivo de reduzir a corrupção.

Resultados e impacto

Pesquisadores ressaltam que gerar um sistema “incorruptível” por meio de AI não é uma solução simples. “Um sistema de AI não elimina os preconceitos que existem na sociedade,” afirmou Jean-Gabriel Ganascia, cientista da computação. Portanto, a eficácia de Diella na luta contra a corrupção permanece questionável, com a possibilidade de que “um sistema corrupto forneça dados manipulados” (“If a corrupt system provides manipulated data”), segundo o especialista em política, Lutfi Dervishi.

As aplicações de máquinas em políticas públicas trazem à tona discussões sobre responsabilidade e controle. Caso as decisões sejam entregues a um sistema automatizado, há o risco de extinção da responsabilidade institucional. O futuro da “Diella” na Albânia ainda é incerto, dado que ela enfrenta desafios legais e éticos na sua operacionalização.

Esses desenvolvimentos geram um diálogo sobre o papel da AI em áreas críticas e a forma como as sociedades devem se adaptar para garantir que a tecnologia permaneça um aliado no combate a problemas fundamentais, como a corrupção.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!