
Localidade — InkDesign News — A startup de fintech com sede no Reino Unido, Tide, conquistou o título de unicórnio após receber um financiamento de US$ 120 milhões, liderado pela TPG. Com mais de 1,6 milhão de micro e pequenos empreendimentos atendidos globalmente, India se destaca como o maior e mais rápido mercado de crescimento da empresa.
Financiamento
O novo financiamento, que é uma mistura de investimentos primários e secundários, avalia a startup de oito anos em US$ 1,5 bilhão. Embora não tenha confirmado a porcentagem exata, o montante inclui vendas de ações por funcionários, investidores iniciais e alguns investidores minoritários. A TPG participou da rodada por meio de seu veículo de impacto multissetorial, o The Rise Fund, que já investiu em mais de 85 empresas com finalidade social. O fundo existente, Apax Digital Funds, também participou.
Modelo de negócios
Globalmente, micro e pequenas empresas, incluindo contratados, freelancers e autônomos, gastam tempo considerável em tarefas de administração, como contabilidade e gestão de pagamentos. Enquanto bancos tradicionais e startups fintech oferecem serviços para esse segmento, a maioria das soluções não atende às suas necessidades exclusivas. A Tide busca mudar isso com sua plataforma de negócios unificada, oferecendo ferramentas adaptadas, como integrações contábeis, serviços de empréstimos e registro de empresas.
“Há uma grande tendência de formalização. Portanto, nosso maior inimigo é o dinheiro vivo, e não qualquer concorrente.”
— Oliver Prill, CEO, Tide
Fundada no Reino Unido em 2017, a Tide se expandiu para a Índia em dezembro de 2022, visando o vasto mercado que conta com cerca de 60 milhões de pequenas empresas. Desde sua entrada, a Tide já integrou mais de 800.000 empresas indianas, superando sua base de membros do Reino Unido, que também conta com cerca de 800.000 membros. No Reino Unido, onde é lucrativa, a Tide atende cerca de 14% do mercado de pequenas e médias empresas.
“Na Índia, há um debate, já que a taxa de crescimento desacelerou um pouco, mas ainda é impressionante.”
— Oliver Prill, CEO, Tide
A Tide estima que cerca de quatro milhões de micro e pequenas empresas sejam lançadas anualmente na Índia. Essas empresas frequentemente buscam apoio em acessar crédito formal e aceitar pagamentos via Unified Payments Interface (UPI). A Tide oferece uma plataforma digital disponível como aplicativo para iOS e Android.
Perspectivas futuras
A startup espera integrar um milhão de negócios na Índia até o final deste ano e já observa uma forte demanda nas cidades de nível 3, que são menos urbanizadas e possuem infraestrutura digital e financeira limitada. A Tide colabora com cerca de 25 credores para facilitar o crédito, recomendando parceiros baseados nas necessidades de cada negócio.
Após a expansão para a Alemanha em maio de 2024 e a França recentemente, a Tide planeja continuar sua expansão geográfica, aprimorar seus produtos e investir em inteligência artificial. A empresa já emprega mais de 2.500 pessoas em suas operações globais.
Com o novo financiamento, a Tide está se preparando para lançamentos de produtos que preenchem lacunas em seus serviços. “Nos próximos meses e trimestres, você verá desenvolvimentos significativos nessa área”, disse Prill.
Fonte: (TechCrunch )