
Brasília — InkDesign News — Uma pesquisa recente revelou que um terço das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, atendidas nos principais serviços de ortopedia e traumatologia do Brasil, sofre com sequelas permanentes. O estudo, promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), reúne dados preocupantes sobre a segurança viária no país.
Contexto e objetivos
Os acidentes de trânsito com motocicletas constituem um grave problema de saúde pública no Brasil, resultando em altos índices de morbidade e sequelas. A pesquisa teve como objetivo identificar a magnitude das complicações persistentes enfrentadas por motociclistas após acidentes, visando a sensibilização e a implementação de estratégias de redução desses incidentes. O público-alvo inclui profissionais de saúde, legisladores e a população em geral, com foco na segurança dos motociclistas.
Metodologia e resultados
A pesquisa foi realizada com 95 chefes e preceptores de serviços de residência em ortopedia credenciados pela SBOT, coletando dados sobre a frequência de atendimentos e o perfil das vítimas nos últimos seis meses. Os serviços reportaram uma média de 360 vítimas mensais de acidentes de trânsito, com 67% sendo motociclistas. Dos entrevistados, 33,9% relataram sequelas permanentes, enquanto 82% das vítimas mencionaram dor crônica.
“Estamos vivendo uma epidemia de sinistros com motos”, alertou.
(“We are experiencing an epidemic of motorcycle accidents,” he warned.)— Paulo Lobo, Presidente da SBOT
Implicações para a saúde pública
Os dados apresentados têm implicações diretas na saúde pública, evidenciando a necessidade de políticas públicas que promovam a segurança viária e a redução de acidentes. A pesquisa aponta que os serviços de ortopedia enfrentam uma demanda crescente, com cirurgias eletivas sendo adiadas em média 18 por mês devido à alta incidência de acidentes. Para um tratamento eficiente, 60% dos pacientes são operados em menos de uma semana após o acidente.
“Causa espanto que a motocicleta, que é o grande responsável por esses sinistros, seja subsidiada”, disse.
(“It is shocking that the motorcycle, which is primarily responsible for these accidents, is subsidized,” he said.)— Leonardo Vilela, Representante do Conass
Diante da urgência do problema, é crucial que as autoridades adotem ações para reduzir os acidentes, incluindo campanhas de conscientização e revisão de incentivos fiscais das motocicletas, bem como uma abordagem integrada para formação de condutores e restrições ao uso irresponsável desse meio de transporte.
Fonte: (Agência Brasil – Saúde)