- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA observa satélite recém-descoberto durante eclipse

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O novo mês de setembro revela um eclipse solar parcial, visível apenas do Oceano Pacífico sul e da Antártida, coincidindo com a fase da lua nova, que ocorreu hoje, 21 de setembro, às 15:54 EDT.

Detalhes da missão

Este fenômeno celeste acontecerá quando a lua estiver alinhada entre a Terra e o sol, gerando um eclipse parcial. A visibilidade do eclipse se estende de atóis do sul de Kiribati e Fiji no norte, até a Península Antártica e as costas leste da Austrália. De acordo com os dados, em Oban, Nova Zelândia, o eclipse começará às 6:10 a.m. NZST em 22 de setembro. O pôr do sol em Oban será às 6:37 a.m., então a cobertura da lua se iniciará antes do nascer do sol.

Tecnologia e objetivos

Durante o fenômeno, até 73% do disco solar será coberto no pico do eclipse. A tecnologia de observação exige cautela rigorosa; o uso de óculos para eclipse ou filtros solares especializados é essencial. Olhar diretamente para o sol pode resultar em danos permanentes aos olhos. O máximo do eclipse em Oban ocorrerá às 7:14 a.m. enquanto o sol ainda estará a baixa altitude de cerca de 6 graus no horizonte leste. Esse tipo de evento ajuda a promover estudos e inovações em astronômica.

“Um fenômeno tão relevante como este não deve ser subestimado; a observação precisa ser feita com os equipamentos adequados.”
(“Such a significant phenomenon should not be underestimated; observation must be conducted with the proper equipment.”)

— Dr. Helena Araújo, Astrofísica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Próximos passos

Após o eclipse, a equipe científica se concentrará na análise de dados coletados durante o evento, buscando colaborativamente entender as implicações do fenômeno em pesquisas atmosféricas e solares. Com futuras missões espaciais planejadas, a exploração contínua de eclipses solares será científica e geralmente vantajosa.

“A cada novo eclipse, aprendemos mais sobre a dinâmica solar e suas influências sobre a Terra.”
(“With each new eclipse, we learn more about solar dynamics and its influences on Earth.”)

— Prof. Luís Mendes, Astrônomo, Universidade de São Paulo

Esses encontros celestes não apenas ampliam o nosso entendimento do cosmos, mas também promovem maior conscientização sobre a exploração espacial e os fenômenos naturais que nos cercam.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!