
São Paulo — InkDesign News — A série “Alien: Earth” explora a narrativa do universo de “Alien”, situada dois anos antes da icônica missão do USCSS Nostromo em LV-426, propondo uma abordagem solta à continuidade da franquia.
Detalhes da missão
O enredo se desenrola em um período crítico antes dos eventos conhecidos pelos fãs, visto que a série ignora algumas menções anteriores que não foram devidamente exploradas. O objetivo central é apresentar novas criaturas e ecossistemas, como insetos que expelem ácido e um parasita ocular, conectando-se menos aos eventos de “Prometheus” e “Covenant”.
Tecnologia e objetivos
A produção do show, que está disponível na plataforma Disney+, adota uma estratégia inovadora ao criar um ambiente rico e diversificado sem a necessidade de seguir rigidamente cada detalhe de suas antecessoras. Essa liberdade criativa permite um renascimento em uma saga de 46 anos. Os criadores estão focados em aspectos essenciais que caracterizam os filmes clássicos, como os ovos e os Facehuggers.
“A decisão de transformar a série em um drama sobre androides infantis e corporações em conflito deu nova vida à saga.”
(“The decision to turn the TV show into a drama about child androids, feuding corporations, and crucially, an all-new menagerie of bizarre ‘Thing’-inspired fauna has given a 46-year-old saga a new lease of life.”)— Autor Anônimo, Space.com
Próximos passos
“Alien: Earth” demonstra um cuidado ao selecionar quais elementos do universo “Alien” manter e quais ignorar, permitindo que a narrativa avance sem contradições explícitas. A escolha de ignorar a “multipurpose black goo” dos filmes anteriores sugere um caminho estratégico para evitar complicações narrativas. O foco na adaptação de novas narrativas pode inspirar outros universos de ficção científica.
“Cleverest of all, ‘Alien: Earth’ has followed its path without (as yet) directly contradicting anything that’s gone before.”
(“Arguably the smartest thing about ‘Alien: Earth’ is the way Hawley’s been picky about the essentials.”)— Autor Anônimo, Space.com
O progresso da série marca um importante avanço na exploração das narrativas contemporâneas em franquias clássicas, definindo um novo modo de interação com o legado cultural complexo e a mitologia estabelecida. A série sublinha a importância de adaptar e ressurgir em um cenário em constante evolução, sem comprometer a qualidade da contação de histórias.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)