- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Justiça

STF nega recurso de Mauro Cid e mantém pena e passaporte

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou no dia 16 de outubro a extinção da punibilidade de Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos condenados pela trama golpista. Além disso, Moraes indeferiu pedidos da defesa relacionados à devolução dos passaportes do militar, à retirada da tornozeleira eletrônica e ao desbloqueio de bens.

Contexto jurídico

O caso de Mauro Cid foi escalado após a conclusão do julgamento da ação penal que apurou os crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado no Brasil. Com um histórico jurídico que envolve a condenação a 2 anos de prisão, Cid buscou o Supremo Tribunal Federal para que fossem considerados seus pedidos, alegando que já teria cumprido a penalidade em razão da prisão preventiva e de medidas cautelares que foram impostas. A defesa sustentou que a penalidade se tornou improcedente, dado que o tempo de restrição de liberdade ultrapassou o período da condenação.

Argumentos e precedentes

A defesa de Cid argumentou:

“Considerando a pena imposta foi de 2 anos, e que, Mauro Cid está com restrição de liberdade havidos mais de 2 anos e 4 meses, entre prisão preventiva e as cautelares diversas da prisão – desde maio de 2023, extinto está, fora de toda dúvida, o cumprimento da pena.”
(“Given that the imposed sentence was 2 years, and that Mauro Cid has been under restriction of liberty for more than 2 years and 4 months, between preventive detention and various cautions since May 2023, the execution of the sentence is undoubtedly fulfilled.”)

— Defesa de Mauro Cid

O ministro Moraes, no entanto, decidiu que a análise desses pedidos só será pertinente após a conclusão do trânsito em julgado da ação penal do golpe, ou seja, após a finalização das possibilidades de recurso. “Considerando que o momento processual adequado para análise dos pedidos formulados será com o início da execução da pena e após o trânsito em julgado da presente ação penal, indefiro requerimento formulado pelo réu Mauro César Barbosa Cid”, afirmou o ministro.

Impactos e desdobramentos

A decisão de Moraes levanta implicações significativas para o sistema judicial brasileiro, particularmente no que se refere às regras de cumprimento de penas e as condições de liberdade provisória. A negativa à extinção da punibilidade reforça a necessidade de que todos os trâmites legais sejam respeitados no contexto de casos complexos como esse. Para a sociedade, esse desfecho pode agravar a percepção de impunidade entre figuras públicas envolvidas em atos que desafiam a democracia, além de potencialmente influenciar futuras deliberações sobre casos semelhantes em tribunais superiores.

A continuidade desse tipo de julgamento reflete uma estrutura judicial que busca assegurar a estabilidade do Estado de Direito no Brasil. À medida que a situação avança, a sociedade aguarda a forma como as instâncias superiores irão se posicionar acerca de outros réus envolvidos na mesma trama.

Fonte: (Agência Brasil – Justiça)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!