Matemáticos destacam descoberta no Pythagorean Triple Square Day

Nova Iorque — InkDesign News — Uma sequência rara na matemática marca o dia 16 de setembro de 2025 (16/09/2025), quando cada número da data corresponde a quadrados perfeitos e, ao mesmo tempo, seus radicais formam um clássico triplo pitagórico. Pesquisadores e educadores destacam a relevância histórica e matemática desse evento, que não se repetirá neste século, celebrando o que já foi apelidado de “Dia do Triplo Pitagórico Quadrado”.
O Contexto da Pesquisa
Eventos como o famoso “Dia do Pi” (14 de março) popularizam datas matemáticas no calendário, mas poucas alcançam a singularidade do 16/09/2025. Segundo estudiosos, essa data reúne duas propriedades matemáticas notáveis: 9, 16 e 25 são quadrados perfeitos (3², 4² e 5²), e seus radicais, 3, 4 e 5, formam um triplo pitagórico — ou seja, números inteiros que satisfazem o Teorema de Pitágoras (“a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”). Ainda que o teorema tenha se popularizado na Grécia Antiga, suas raízes remontam a civilizações babilônicas e indianas.
Resultados e Metodologia
O fenômeno deste dia resulta de uma coincidência aritmética rara. “Esta data esconde uma das mais belas coincidências que poderemos presenciar”, relata Terrence Blackman, chefe do departamento de matemática do Medgar Evers College, da City University of New York.
“Those numbers, they tell a story that goes back to ancient Greece.”
(“Esses números contam uma história que remonta à Grécia Antiga.”)— Terrence Blackman, Chefe de Matemática, Medgar Evers College
O artigo da Popular Science explica que os números 9, 16 e 25 são, respectivamente, 3², 4² e 5², e que, quando somamos as raízes de 9 e 16 (ou seja, 3+4), obtemos 7, que não é radical direto de 25, mas destaca-se que 3, 4 e 5 juntos expressam a essência do triplo pitagórico: 3² + 4² = 9 + 16 = 25 = 5². Além disso, há uma curiosidade extra: 45² = 2025, vinculando matematicamente o ano à raiz quadrada do produto dos dois menores radicais concatenados (3 e 4, formando 34, não 45; há, portanto, um convite à exploração matemática adicional).
Implicações e Próximos Passos
O reconhecimento de datas como essa amplia o interesse público e educacional pela matemática, incentivando novas gerações a explorar padrões numéricos, lógica e história da ciência. O estudo do “Dia do Triplo Pitagórico Quadrado” exemplifica como conceitos matemáticos antigos continuam relevantes, servindo de ponte entre culturas e séculos. De acordo com historiadores da matemática, sua importância está também em promover discussões sobre a autoria histórica e a difusão do conhecimento:
“No entanto, tanto teóricos babilônicos quanto indianos já conheciam a mesma informação havia séculos.”
(“However, both ancient Babylonian and Indian theorists had known the same information for centuries.”)— Artigo Popular Science
A próxima ocorrência de uma data equivalente apenas se dará em um futuro remoto, constituindo uma oportunidade de reafirmar a universalidade da matemática e estimular iniciativas pedagógicas em todo o mundo.
A celebração do “Dia do Triplo Pitagórico Quadrado” deve inspirar eventos matemáticos, debates em salas de aula e reflexões sobre a história do conhecimento, mantidas as contribuições dos povos antigos e a busca contemporânea por inovação. Novas datas e eventos semelhantes poderão ser identificados à medida que matemáticos e entusiastas buscam novas relações entre números e datas, promovendo a popularização da ciência para além do ensino formal.
Fonte: (Popular Science – Ciência)