
São Paulo — InkDesign News — No cenário atual da cultura geek e dos games, uma nova adaptação do clássico The War of the Worlds de H.G. Wells, produzida pela Amazon, tem gerado polêmica. Lançado no mês passado, o filme, estrelado por Ice Cube, foi filmado durante a pandemia em um formato inusitado.
Lançamento e features
O filme War of the Worlds foi produzido em 2020 e lançado recentemente na plataforma Amazon Prime. Segundo Ice Cube, o projeto levou cerca de cinco anos para ser finalizado devido à sua peculiaridade: “Apenas a tela é o que temos para olhar.” (“But really, if shit went down, everybody would only have their screen to look at.”) O filme foi gravado em apenas 15 dias, em meio a limitações impostas pela pandemia.
“Eu fiz [War of the Worlds] em 2020 durante a pandemia, há cinco anos.”
(“[War of the Worlds is a movie] I did in 2020 during the pandemic, five years ago.”)— Ice Cube, Ator e Rapper
Recepção e audiência
A recepção do filme foi predominantemente negativa, tanto pela crítica quanto por parte do público. A abordagem única do filme, apresentada exclusivamente através de telas de computador, levantou questões sobre a sua qualidade e a real intenção de suas escolhas estéticas. Ice Cube comentou que o processo de finalização foi demorado, especialmente por conta do uso de “câmeras de vigilância ao redor do mundo”. A decisão de utilizar esse tipo de imagens levantou suspeitas sobre a originalidade do material.
De acordo com análises preliminares, muitas das sequências apresentadas no filme podem ser parte de bibliotecas de ativos, o que levanta ainda mais indagações sobre a autenticidade da produção.
Tendências e mercado
O uso de formatos inovadores no cinema e em games, como a simulação através de telas, está se tornando uma tendência interessante, especialmente em tempos de pandemia. No cenário de jogos, títulos que utilizam estilos similares de apresentação, como “*surveillance horror*”, estão ganhando espaço no mercado. Embora a maior parte dos filmes em CGI ainda utilize atores e sets tradicionais, produções como esta podem inspirar novos modos de contar histórias no futuro.
O crescimento das plataformas de streaming, em particular, também reflete uma mudança significativa na forma como os conteúdos são consumidos globalmente, obrigando os criadores a pensarem fora da caixa.
Por fim, o impacto de War of the Worlds e sua recepção poderia influenciar futuras produções no estilo. Com a comunicação entre artistas e fãs agora mais acessível através de streaming e redes sociais, haverá uma maior demanda por transparência e inovação em produções cinematográficas e de games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)