- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Climate / GreenTech

Rodatherm Energy busca eficiência em geotermia sustentável

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Rodatherm Energy, uma nova startup de energia geotérmica, anunciou uma captação de US$ 38 milhões e planeja construir uma planta piloto em Utah, focando na sustentabilidade e na eficiência energética.

Tecnologia renovável

Rodatherm se destaca pelo uso de um sistema de boreholes com um circuito fechado, preenchido com um refrigerante. Essa abordagem contrasta com outras empresas geotérmicas que utilizam água para transportar calor. "Nossa abordagem baseada em refrigerantes é 50% mais eficiente do que um sistema típico à base de água."
(“Our refrigerant-based approach is 50% more efficient than a typical water-based system.”)
— Porta-voz da Rodatherm

A empresa visa a construção de uma planta piloto de 1,8 megawatts em Utah até o final de 2026, com a Utah Associated Municipal Power Systems planejando comprar energia do projeto. Essa estratégia pode contribuir para a diversificação da matriz energética e a redução da dependência de combustíveis fósseis.

Redução de CO₂

Os sistemas de Rodatherm, ao eliminarem a necessidade de filtros e minimizarem o uso de água através de seu design de circuito fechado, podem reduzir significativamente a emissão de CO₂ associada à extração tradicional de energia geotérmica. As soluções de energia renovável, como a geotermia, desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas.

Casos de uso

A Rodatherm enfrenta um ambiente competitivo, com empresas estabelecidas como Fervo Energy e XGS Energy liderando o setor. Fervo, por exemplo, já arrecadou quase US$ 1 bilhão e planeja uma planta de 100 megawatts em Cape Station. Além disso, possui um contrato de fornecimento de energia com o Google para sua operação de data centers.

Entretanto, a estratégia da startup pode acarretar custos mais altos de perfuração e instalação em comparação com sistemas mais simples. "A eficiência adicional do nosso design à base de refrigerantes pode compensar esses custos, embora essa questão ainda esteja em aberto."
(“The added efficiency of our refrigerant-based design could offset those costs, though that remains an open question.”)
— Porta-voz da Rodatherm

Por fim, investimentos em tecnologias como a da Rodatherm são essenciais para impulsionar políticas de sustentabilidade e progresso em direção a um futuro de energia renovável.

Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!