- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning propõe solução para crise habitacional na Austrália

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A aplicação de machine learning (ML) na área de planejamento urbano está aumentando, especialmente em contextos de crise habitacional. Pesquisadores estão explorando como a inteligência artificial (IA) pode agilizar processos de aprovação de construção e reduzir a burocracia envolvida.

Contexto da pesquisa

Com o aumento da demanda por habitação acessível, os governos estão buscando soluções que incorporem tecnologias emergentes para resolver questões de desenvolvimento urbano. Um exemplo recente é a exploração do uso de IA para acelerar a aprovação de projetos habitacionais, mencionada pelo Ministro de Planejamento de Nova Gales do Sul, Paul Scully.

Método proposto

A pesquisa foca em sistemas de IA que utilizam algoritmos de aprendizado profundo (DNN) para analisar e classificar documentos submetidos por arquitetos. O modelo tem como base conjuntos de dados amplamente utilizados na indústria da construção, permitindo uma avaliação rápida e precisa dos projetos. As métricas de desempenho esperadas incluem a redução do tempo médio de aprovação, que atualmente leva em média várias semanas.

“Essa iniciativa permite que a construção comece e que novas chaves sejam entregues rapidamente”
(“This is allowing construction to get underway and new keys into new doors.”)

— Paul Scully, Ministro de Planejamento, Nova Gales do Sul

Resultados e impacto

Embora os resultados ainda estejam em fase inicial, a aplicação de IA promete resolver o backlog de 26.000 pedidos em avaliação, tornando o sistema mais eficiente. Por outro lado, a introdução de inteligência artificial no planejamento urbano levanta questões sobre a autonomia dos agentes de IA e o papel do julgamento humano no processo.

“É fundamental entender que a tecnologia não deve substituir o julgamento humano, mas sim apoiá-lo”
(“It is essential to understand that technology should not replace human judgment, but rather support it.”)

— Clare O’Neil, Ministra Federal de Habitação

As próximas etapas incluem a análise de como essas tecnologias podem ser implementadas de forma responsável, evitando repetir erros de sistemas automatizados anteriores. O futuro do planejamento urbano pode ser transformado pela IA, mas a cautela e a reflexão crítica permanecem essenciais.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!