PlayStation fatura R$ 5 bilhões com games físicos em meio a rumores de PS6

São Paulo — InkDesign News — A cultura geek está em constante transformação, e o setor de games não é exceção. As vendas de jogos físicos continuam a existir, mas o foco das empresas está cada vez mais nos lançamentos digitais.
Lançamento e features
De acordo com o relatório corporativo mais recente da Sony, as vendas físicas para PlayStation 5 e PS4 representam apenas 3% da receita total da divisão de games. Isso corresponde a aproximadamente $945 milhões em um ano, um valor considerável, mas próximo de uma gota no oceano comparado ao restante da divisão.
Recepção e audiência
Por exemplo, as vendas físicas eram 6% da receita antes do lançamento do PS5 em 2020, caindo para 5% no ano seguinte. Este número estabilizou-se em 4% em 2024 e, neste ano, despencou para 3%, evidenciando que a audiência tem se movido em direção ao digital. Menos títulos da Sony foram lançados fisicamente, o que também pode ter contribuído para essa queda de vendas.
“A porcentagem de vendas totais que os jogos físicos representam para PlayStation continua a cair, mas a receita total desses jogos não está caindo tão rapidamente.”
(“While the percentage of overall sales that physical games make up for PlayStation continues to decline, the fact that the total revenue from those physical games isn’t falling as fast could be one reason Sony might be thinking…”)— Representante, Sony Interactive Entertainment
Tendências e mercado
A situação atual indica que a próxima geração de consoles da Sony, o PS6, pode seguir a tendência de ter uma unidade de disco destacável, onde o modelo digital será o padrão. Relatórios recentes sugerem que a possibilidade de adquirir uma unidade de disco por um custo adicional pode ser o caminho escolhido.
Enquanto isso, outras empresas como a Microsoft já começaram a adotar mudanças significativas, com muitos jogos de Xbox não lançados fisicamente. Além disso, a Nintendo também experimenta com cards de jogo para o Nintendo Switch 2, levando à controvérsia sobre o que realmente significa “jogo físico” nos dias de hoje. Essa evolução pode representar um marco fundamental na cultura dos games.
Eventos futuros como a E3 2024 e a expectativa por DLCs e novos lançamentos prometem impactar ainda mais esse cenário em transformação.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)