
São Paulo — InkDesign News — A crescente preocupação sobre o impacto da inteligência artificial nas publicações digitais ressurge com a recente ação judicial da Penske Media Corporation, que inclui veículos como Rolling Stone e The Hollywood Reporter, contra o Google. A alegação central é que os resumos gerados por IA nas páginas de resultados do motor de busca prejudicam o tráfego e a monetização dos conteúdos dos editores.
Contexto e lançamento
A discussão sobre o controle da Google sobre o tráfego online não é nova. Nos últimos anos, diversas publicações têm reclamado sobre a redução no número de cliques em seus sites, um fenômeno que muitos associam ao uso crescente de ferramentas de IA. A Penske argumenta que o resumo gerado por IA no painel de visão geral do Google faz com que os usuários não cliquem nos links para as publicações, resultando em uma diminuição do tráfego, crucial para a monetização através de anúncios e assinaturas.
Design e especificações
Os resumos gerados por IA utilizam algoritmos complexos para sintetizar conteúdos, apresentando-se no topo dos resultados de busca. A Google defende que essa abordagem não apenas torna a pesquisa mais eficiente, mas também aumenta a descoberta de novos conteúdos. “Com AI Overviews, as pessoas acham a Pesquisa mais útil e usam-na mais, criando novas oportunidades para que o conteúdo seja descoberto. Defenderemos essas alegações infundadas”, afirmou o porta-voz da Google, Jose Castaneda.
“Com AI Overviews, as pessoas acham a Pesquisa mais útil e usam-na mais, criando novas oportunidades para que o conteúdo seja descoberto.
(“With AI Overviews, people find Search more helpful and use it more, creating new opportunities for content to be discovered.”)— Jose Castaneda, Porta-Voz, Google
Repercussão e aplicações
A Penske alega que Google impõe condições para a indexação de páginas, obrigando os editores a ceder seus conteúdos para estabelecimentos como os resumos de IA. Essa prática, segundo a empresa, prejudica ainda mais as publicações, pois pode excluir completamente sites de resultados de busca. De acordo com dados recentes, a DMG Media, proprietária do Daily Mail, relatou uma queda na taxa de cliques de até 89% após o lançamento das Visões Gerais de IA. Uma pesquisa da Pew Research sublinhou que as taxas de clique caem drasticamente quando um resumo de IA está presente.
“As taxas de clique caem drasticamente quando um resumo de IA está presente.
(“Click-through rates drop dramatically when an AI summary is present.”)— Estudo, Pew Research
O debate sobre como a IA remodela o panorama do jornalismo digital está apenas começando, e novas ações legais podem intensificar a discussão. As publicações e o Google aparentemente seguem em direções opostas, levantando questões sobre o futuro da monetização de conteúdos online.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)