
Brasília — InkDesign News — Nove em cada dez jovens afirmam que a Inteligência Artificial (IA) os ajudou a reduzir o estresse durante períodos intensos de estudo. A pesquisa da Emy Education, realizada entre março e agosto deste ano, envolveu mais de 500 estudantes de nível médio e superior.
Contexto educacional
Nos últimos anos, o uso da IA na educação tem ganhado destaque, especialmente em um contexto educacional cada vez mais desafiador. O acesso à tecnologia tem permitido que plataformas digitais ofereçam suporte ao aprendizado, promovendo um currículo mais diversificado. Segundo dados recentes, quase 96% dos jovens entrevistados utilizaram a IA para aprender algo novo, ressaltando o potencial que essas ferramentas têm na formação de novos conhecimentos.
Políticas e iniciativas
Programas de apoio ao uso da IA na educação têm sido implementados por diversas instituições. A pesquisa indica que 86,8% dos jovens acredita que “a IA deve ser uma ferramenta de apoio e respostas rápidas”. Além disso, iniciativas que promovem parcerias entre universidades e empresas de tecnologia estão facilitando o acesso a recursos que aproximam os estudantes da utilização prática da IA em suas rotinas de estudo.
Desafios e perspectivas
Embora a maioria dos jovens reconheça os benefícios da IA, quase 60% indicaram que o “medo de receber respostas erradas ou muito distorcidas” é um dos principais fatores que os impedem de utilizar esses recursos com mais frequência. A falta de contexto e personalização das respostas também é citada como uma barreira, com 35% dos respondentes compartilhando essas preocupações. Além disso, desigualdades socioeconômicas persistem, uma vez que 32% dos estudantes são de famílias com renda mensal abaixo de R$ 3.500, conforme dados do IBGE.
A maior parte dos respondentes, em torno de 32%, integra famílias com renda mensal abaixo de R$ 3.500 mensais, portanto, a classe D, segundo o IBGE.
(“The majority of respondents, around 32%, come from families with a monthly income below R$ 3,500, thus belonging to class D, according to IBGE.”)— Organização da pesquisa Emy
Nossa pesquisa revela uma dimensão ainda pouco explorada no debate público.
(“Our research reveals a dimension that is still little explored in the public debate.”)— José Messias Jr., CEO e fundador da Emy
Esses desafios indicam a necessidade de aprofundar o debate sobre as políticas educacionais e a inclusão digital, para que o acesso a essas ferramentas possa ser ampliado, levando em conta as diferentes realidades sociais.
A pesquisa da Emy destaca a importância de cultivar um ambiente educativo que reconheça o papel da IA como aliada no processo de aprendizado, ao mesmo tempo em que endereça as preocupações que os jovens expressam quanto à precisão e personalização das informações que recebem.
Fonte: Agência Brasil – Educação