Startups em setores regulados atraem captação
Regulamentação Pesada, Futuro Bilionário: Construindo Empresas de Sucesso em Setores Controlados
São Paulo — InkDesign News — Construir uma startup em setores regulados é um desafio monumental, mas empresas como Enspectra Health e Earth Funeral mostram que é possível inovar.
Inovação em Setores Regulados
A jornada de uma startup é inerentemente complexa, mas a construção em indústrias altamente regulamentadas adiciona uma camada significativa de dificuldade. No mais recente episódio do podcast Build Mode, do TechCrunch, a editora do Startup Battlefield, Isabelle Johannessen, conversou com dois fundadores que estão navegando esses obstáculos para trazer inovações a setores maduros para disrupção.
O episódio aborda a realidade de trabalhar com regulamentações que, embora não precisem ser um freio para a inovação, inevitavelmente alongam os prazos e exigem um planejamento meticuloso desde o início. A discussão foca em como superar essas barreiras regulatórias e manter o ímpeto em áreas críticas.
Enspectra Health: Acelerando a Aprovação da FDA
Isabelle Johannessen conversou com Gabriel Sanchez, CEO e cofundador da Enspectra Health. A empresa desenvolveu um dispositivo que visa eliminar a necessidade de biópsias de pele para diagnóstico dermatológico. Sanchez compartilhou sua década de experiência no processo de obtenção da aprovação da FDA, oferecendo conselhos táticos para empreendedores que enfrentam longos processos regulatórios. Ele detalhou como conseguiu manter a empresa à tona e a equipe motivada diante das incertezas.
“A regulamentação em setores como o da saúde é um divisor de águas. Demanda paciência, resiliência e um plano de longo prazo muito bem estruturado para garantir que a inovação chegue aos pacientes.”
— Gabriel Sanchez, CEO e Cofundador, Enspectra Health
Earth Funeral: Navegando Desafios Legislativos
Em seguida, Isabelle falou com Tom Harries, cofundador da Earth Funeral. Esta startup de fim de vida desenvolveu um processo inovador que transforma restos humanos em solo. Diferentemente da Enspectra Health, a Earth Funeral não precisou passar por uma longa aprovação da FDA, pois o órgão regulador se concentra primariamente na saúde dos vivos. No entanto, a empresa enfrentou seus próprios desafios legislativos. O lançamento da Earth Funeral ocorreu quando seu processo alternativo era legal em apenas um estado. Embora seu caminho para a expansão não dependa de credenciamento ou aprovação de agências governamentais, ele está atrelado a corpos legislativos e eleitores que podem se sentir desconfortáveis com uma nova forma de descanso final.
“Nosso modelo de negócios está intrinsecamente ligado à aceitação social e legislativa. Precisamos educar e engajar o público para que mudanças na lei ocorram, permitindo que mais pessoas escolham essa alternativa sustentável.”
— Tom Harries, Cofundador, Earth Funeral
Próximos Passos e Onde Acompanhar
Novos episódios do Build Mode são lançados toda quinta-feira. Os ouvintes podem se inscrever no podcast ou assistir no YouTube. Isabelle Johannessen é a apresentadora, com produção e edição de Maggie Nye.
Fonte: (TechCrunch)





