
São Paulo — InkDesign News —
Em um cenário marcado pela incerteza global, a sustentabilidade torna-se uma prioridade nas investidas de inovação em energia renovável. A Breakthrough Energy, organização fundada por Bill Gates, ajusta sua abordagem em resposta aos desafios climáticos atuais.
Tecnologia renovável
A Breakthrough Energy anunciou uma nova turma de 45 fellows em 22 startups, com um foco crescente em soluções internacionais. Ashley Grosh, vice-presidente da Breakthrough Energy, destacou que “É a turma mais global que já tivemos até hoje. Cinquenta por cento das equipes estão baseadas fora dos EUA.”
(“It’s the most global [cohort] that we’ve had to date. Fifty percent of the teams are based outside of the U.S.”)— Ashley Grosh, Vice-presidente, Breakthrough Energy
Essas startups abrangem diversas áreas, incluindo economia de hidrogênio e materiais críticos, reconhecendo que a mudança climática é um problema global que exige soluções diversificadas. Em setembro de 2024, a Breakthrough Energy abriu um novo hub em Cingapura, reforçando sua presença na Ásia.
Redução de CO₂
O novo foco no mercado internacional se deve à necessidade de adaptar soluções às particularidades locais. Com uma crescente pressão para alcançar metas de emissões de carbono, a região asiática demonstra interesse na economia do hidrogênio, uma área promissora para a redução da pegada de carbono.
“Quais são as necessidades locais, certo? Quais são os desafios locais?”
(“What are local needs, right? What are the local challenges?”)— Ashley Grosh, Vice-presidente, Breakthrough Energy
Casos de uso
Os fellows são incentivados a considerarem a viabilidade econômica de suas tecnologias, utilizando uma estrutura chamada análise tecnoeconômica. Essa abordagem permite que os empreendedores ajustem suas ideias ao mercado, aumentando suas chances de financiamento.
Grosh mencionou que quase todas as startups das edições anteriores conseguiram captar novos investimentos, um reflexo do êxito do programa. “Isso é uma enorme medida de sucesso para nós.”
(“That’s a huge measure of success for us.”)— Ashley Grosh, Vice-presidente, Breakthrough Energy
O cenário futuro para tecnologia verde depende de políticas e investimentos adequados que promovam a inovação em energia renovável. A adaptação global e local às necessidades climáticas será crucial para garantir um futuro sustentável.
Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)