- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

SUS instala unidades de saúde em postos para caminhoneiros

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — O modelo de unidades móveis de saúde direcionadas a caminhoneiros será apresentado na próxima quinta-feira, 4 de outubro, como parte do programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, visando melhorar o acesso aos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Contexto e objetivos

A criação de unidades móveis de saúde surge como resposta à escassez de serviços de saúde adequados para caminhoneiros, muitos dos quais enfrentam dificuldades de acesso devido a longas jornadas de trabalho e à ausência de moradia fixa. O programa tem como objetivo facilitar o atendimento primário em locais estratégicos, como pontos de descanso em rodovias e postos de combustíveis, alcançando um público que reside frequentemente em áreas com precário desenvolvimento econômico.

Metodologia e resultados

O modelo será apresentado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), que estabelecerá como as unidades serão equipadas com materiais e insumos necessários, além de contar com equipes assistenciais. O credenciamento dos prestadores de serviços também será debatido durante a audiência pública.

“Vamos instalar unidades móveis em áreas de apoio aos caminhoneiros, integradas ao prontuário eletrônico do SUS”, disse.

— Alexandre Padilha, Ministro da Saúde

Implicações para a saúde pública

Com a implementação dessas unidades, espera-se um incremento significativo na saúde dos caminhoneiros, propiciando um acesso mais fácil aos cuidados médicos. A parceria com o Ministério dos Transportes reforça a intersetorialidade necessária para enfrentar os desafios da saúde nesta população específica. Conforme a justificativa apresentada, muitos caminhoneiros enfrentam restrições no acesso a serviços de saúde, o que pode impactar diretamente seu bem-estar e produtividade.

“Além disso, a própria natureza da profissão dificulta o comparecimento regular a unidades de saúde, em razão das longas jornadas de trabalho e da rotina itinerante”, completa o texto.

Por fim, as unidades semifixas também serão incorporadas à estrutura de atendimento, ampliando o alcance do programa. A audiência pública, que ocorrerá totalmente pela plataforma Google Meet, oferecerá um espaço para receber sugestões e dirigir questionamentos sobre a nova proposta.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!