
Cabo Canaveral, Califórnia — InkDesign News — A Stratolaunch Systems atingiu velocidades hipersônicas em dois testes realizados em dezembro de 2024 e março de 2025, utilizando seu protótipo não tripulado Talon-A2 lançado a partir do avião transportador Roc.
Detalhes da missão
Os voos aconteceram a partir de Cabo Canaveral, Califórnia, com o avião Roc, que possui uma envergadura de 117 metros, transportando e liberando o veículo hipersônico Talon-A2 sobre o Oceano Pacífico. Após o lançamento, o Talon-A2 alcançou velocidades hipersônicas, superiores a cinco vezes a velocidade do som, e concluiu sua missão com pouso em pista na Base da Força Espacial de Vandenberg, na costa central da Califórnia.
As missões foram realizadas em conjunto com o programa MACH-TB (Test Resource Management Center Multi-Service Advanced Capability Hypersonic Test Bed) do Departamento de Defesa dos EUA, em parceria com a empresa Leidos, da Virgínia. Apesar da Stratolaunch não ter detalhado as cargas úteis específicas das missões, sabe-se que um dos equipamentos transportados foi a Unidade de Medição Inercial de Tecnologia Hipersônica Avançada da Northrop Grumman, essencial para a navegação em condições extremas de voo.
Tecnologia e objetivos
O Talon-A2 é um veículo alado, propulsado por foguete, que demonstra a capacidade de atingir velocidades hipersônicas com controle e manobrabilidade, fator crítico para teste e desenvolvimento de tecnologias na área. O teste comprovou não apenas a velocidade, mas também a capacidade de recuperação rápida da carga útil após o voo e a reutilização do veículo, aspectos estratégicos para a viabilidade econômica e operacional deste tipo de sistema.
“Agora demonstramos a velocidade hipersônica, adicionamos a complexidade de um pouso completo em pista com recuperação rápida da carga útil e provamos a reutilização”
(“We’ve now demonstrated hypersonic speed, added the complexity of a full runway landing with prompt payload recovery and proven reusability”)— Zachary Krevor, Presidente e CEO da Stratolaunch
Além disso, a dureza e a precisão dos instrumentos, como o giroscópio ressonador hemisférico da unidade de navegação que resistiu às condições severas durante o voo, são resultados chave para o avanço da tecnologia hipersônica.
“A sobrevivência da unidade de navegação, também conhecida como giroscópio ressonador hemisférico, representa um grande feito devido ao ambiente severo que a velocidade hipersônica apresenta e às forças intensas enfrentadas pela tecnologia operando dentro da atmosfera terrestre”
(“Survivability of the navigation unit, also known as a hemispherical resonator gyroscope, is a major accomplishment due to the harsh environment hypersonic speed presents and the intense forces experienced as the technology operates within Earth’s atmospheric boundary”)— Representantes da Northrop Grumman
Próximos passos
Com os sucessos confirmados, a Stratolaunch e o programa MACH-TB planejam continuar a desenvolver e aumentar a frequência de testes para acelerar o ritmo das avaliações hipersônicas. A análise positiva dos dados já coletados impulsiona futuras colaborações e aprimoramentos, potencializando a viabilidade operacional de sistemas hipersônicos reutilizáveis.
Simultaneamente, outras empresas americanas, como a Rocket Lab, estão colaborando com militares dos EUA e Reino Unido, oferecendo seus veículos suborbitais especializados para testes semelhantes, indicando uma tendência crescente de desenvolvimento e cooperação internacional neste campo tecnológico.
Esses avanços representam um passo significativo para a capacidade dos Estados Unidos em manter a liderança no desenvolvimento de tecnologias hipersônicas, fundamentais para a segurança nacional e para o futuro da exploração espacial.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)