- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Mattel aumenta preços após comentário de Trump sobre bonecas culture

- Publicidade -
- Publicidade -

Los Angeles, EUA — InkDesign News — O impacto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China alcança o setor de brinquedos, influenciando estratégias empresariais e preços ao consumidor. Mattel, gigante do mercado, anuncia ajustes que revelam as tensões globais entre manufatura e tarifas, com desdobramentos diretos na experiência dos consumidores infantis e familiares.

Contexto e lançamento

Mattel, responsável por ícones como Barbie, Hot Wheels e American Girl Dolls, enfrenta a complexidade imposta pelas tarifas do governo Trump sobre produtos chineses, representando cerca de 80% da produção global de brinquedos. Em entrevista ao programa “Squawk Box” da CNBC, o CEO Ynon Kreiz descartou a possibilidade de transferir a fabricação ao território nacional, apesar das tarifas, ressaltando ao invés disso o aumento de preços nos Estados Unidos como consequência direta. No primeiro trimestre de 2025, a empresa optou por retirar sua previsão financeira anual diante da instabilidade, citando dificuldades na estimativa de vendas para o restante do ano e a temporada de festas.

Design e especificações

A resposta estratégica da Mattel envolve três frentes principais: diversificação da cadeia global de suprimentos, ajustes nos preços e cortes de custos. Kreiz indica que, dentro de dois anos, nenhum país isoladamente responderá por mais de 25% da origem dos produtos, com destaque para o aumento da participação de países do Sudeste Asiático como Indonésia, Malásia e Tailândia. Internamente, a companhia intensificou seu esforço de contenção de gastos ao elevar a meta de economia de US$ 60 milhões para US$ 80 milhões, parte dessa economia advinda da redução de promoções e descontos, além da demissão de mais de cem funcionários da sede em El Segundo, Califórnia.

Repercussão e aplicações

“Nós não vemos isso acontecendo.”
(“We don’t see that happening.”)

— Ynon Kreiz, CEO, Mattel

A imposição das tarifas gera debate sobre o acesso e a diversidade de brinquedos no mercado americano. Em recente posicionamento, o presidente Trump destacou: “Well, maybe the children will have two dolls instead of 30 dolls, you know? And maybe the two dolls will cost a couple of bucks more than they would normally.”
(“Bem, talvez as crianças tenham duas bonecas em vez de 30, sabe? E talvez as duas bonecas custem alguns dólares a mais do que normalmente custariam.”)

“Os brinquedos são uma parte essencial da vida das crianças.”
(“Toys are an essential part of children’s lives.”)

— Ynon Kreiz, CEO, Mattel

Apesar do panorama adverso, Kreiz reforça o compromisso da Mattel em manter uma oferta constante de produtos em “uma ampla faixa de preços acessíveis”, com análise de mercado indicando que entre 40% e 50% dos brinquedos comercializados pela empresa continuarão custando menos de 20 dólares. A Toy Association tem liderado esforços para conseguir uma isenção tarifária para o setor, que se mostra vital para a economia e cultura americanas.

O cenário atual impõe um desafio para a indústria de brinquedos, que deverá adaptar sua produção e distribuição frente a uma conjuntura geopolítica complexa. A experiência dos consumidores americanos, especialmente durante as festividades de fim de ano, refletirá essas movimentações e poderá indicar novas tendências de consumo e estratégias empresariais no mercado global.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!