Y Combinator critica App Store por dificultar investimentos em startups

São Paulo — InkDesign News — A Y Combinator, uma das principais aceleradoras de startups, entrou na disputa legal entre Apple e Epic Games, apresentando um amicus brief que enfatiza a relevância do App Store na dinâmica de fundraising e no caminho da inovação de startups. Alega-se que a taxa de 30% imposta pela Apple tem sido um obstáculo significativo para startups em crescimento.
Tamanho da rodada
A Y Combinator apresenta sua posição em meio à batalha judicial que começou em 2020, quando a Epic Games processou a Apple, contestando a taxa sobre compras na App Store e no jogo. Essa batalha destaca um cenário no qual a acessibilidade ao capital de investimento poderia estar comprometida pelas taxas absurdas, as chamadas “Apple Taxes”.
“Y Combinator — e a comunidade de capital de risco em geral — sempre hesitaram em apoiar negócios baseados em aplicativos que eram péssimos investimentos devido à Apple Tax.”
— Y Combinator
Valuation
A proposta da Y Combinator enfatiza que a taxa elevada pode definir a diferença entre startups que podem escalar e aquelas que lutam para se manter. A startup argumenta que a sua posição na litigação pode abrir portas para a avaliação real de inovação e crescimento sustentável.
Investidores
Após uma decisão favorável que exige que a Apple permita o uso de métodos de pagamento alternativos, a Y Combinator expressou esperança de que o cenário de investimento se torne mais competitivo e inovador. O potencial aumento de capital disponível poderia estimular um novo fluxo de investimentos em soluções criativas que antes eram inviáveis devido à “Apple Tax”.
“Pela primeira vez em quase duas décadas, a Y Combinator pode realmente considerar investir em negócios inovadores que teriam sido impossíveis no passado por causa da ‘Apple Tax’.”
— Y Combinator
Com os próximos argumentos agendados para o dia 21 de outubro, a expectativa é que uma decisão final sobre as apelações da Apple possa redefinir como as startups irão se posicionar em relação ao financiamento e ao desenvolvimento de produtos. A luta continua para garantir um ambiente de negócios mais justo e acessível para novos entrantes no mercado.
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)