- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Trump impõe taxa de 15% em chips de AI da China

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Em um movimento sem precedentes, a Nvidia e a AMD concordaram em pagar ao governo dos Estados Unidos uma porcentagem de suas vendas de chips especializados na China. A medida, considerada uma nova forma de “imposto de exportação”, reabre um dos maiores mercados para as duas gigantes do setor tecnológico.

Contexto e lançamento

A recente dinâmica entre os EUA e a China tem sido marcada por tensões no campo tecnológico, principalmente no que tange ao acesso a chips avançados. Recentemente, o governo dos EUA impôs restrições severas à venda de processadores de alta performance, levando as empresas a desenvolverem “chips de conformidade” menos potentes. A Nvidia, por exemplo, lançou o chip H2O, enquanto a AMD introduziu o MI308. Contudo, as novas restrições tornaram ainda mais difícil o panorama comercial, resultando em um bloqueio que poderia se traduzir em perdas bilionárias para ambas as empresas.

Design e especificações

A proposta atual, que exige que a Nvidia e a AMD repassem 15% de suas receitas futuras ao governo, surge como uma solução pragmática. Essa quantidade representa um custo que, embora significativo, se torna menos impactante em comparação aos bilhões em receitas perdidas devido às restrições. De acordo com a Nvidia, “seguimos as regras que o governo dos EUA estabelece para nossa participação nos mercados mundiais” (“We follow rules the U.S. government sets for our participation in worldwide markets”).

“Nós não enviamos o H2O para a China há meses, mas esperamos que as regras de controle de exportação deixem a América competir na China e no mundo.”
(“While we haven’t shipped H2O to China for months, we hope export control rules will let America compete in China and worldwide.”)

— Porta-voz da Nvidia

Repercussão e aplicações

Essa nova abordagem à política comercial gera questionamentos sobre o futuro das interações e regulamentações entre os EUA e a China. A medida permite que o governo norte-americano recolha uma nova fonte de receita federal, algo que pode ser utilizado para financiar iniciativas locais. Enquanto isso, a perspectiva de reabertura do mercado chinês é crucial para a saúde financeira da Nvidia e da AMD, conforme os chips que produzem são altamente requisitados, especialmente no contexto da corrida por inteligência artificial.

“Os EUA não podem repetir o erro do 5G e perder a liderança em telecomunicações.”
(“America cannot repeat 5G and lose telecommunications leadership.”)

— Porta-voz da Nvidia

O desdobramento desse cenário revela um novo paradigma de controle por parte do governo, deixando um alerta para outras empresas de tecnologia sobre as futuras interações comerciais. A indústria observa atentamente como essa decisão poderá influenciar as regulamentações e a dinâmica entre nações nas próximas décadas.

Essa tendência marca uma nova era nas relações comerciais, onde o equilíbrio entre controle governamental e inovação privada se torna cada vez mais delicado.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!