- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Gradius Origins e Earthion retornam aos shmups no PS5

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — As clássicas mecânicas dos jogos de tiro (shoot ’em ups) continuam a influenciar a cultura geek, enquanto novos lançamentos reverenciam o passado e atraem novos jogadores. Recentemente, dois títulos destacaram-se: Gradius Origins e Earthion.

Lançamento e features

O Gradius Origins, lançado em 7 de agosto para PlayStation, Xbox, Switch e PC, celebra a história da Konami no gênero com uma coleção que inclui Gradius, Gradius II, Gradius III e outras obras da franquia. Desenvolvido pela M2, o jogo traz modernas funcionalidades como retrocesso e recarga rápida. Cada título apresenta versões alternativas de arcade, enriquecendo o conhecimento sobre as mudanças entre os lançamentos.

Em paralelo, temos Earthion, um novo shmup de 16 bits, sob a direção do famoso compositor Yuzo Koshiro, desenvolvido nativamente para o Sega Genesis/Mega Drive. Com gráficos pixelados e uma jogabilidade acessível, destaca-se por sua trilha sonora atraente e uma dinâmica que permite melhorias.

Recepção e audiência

A coleção Gradius Origins, ao custo de US$ 40, mantém um público fiel, mesmo com sua dificuldade elevada em comparação aos jogos modernos. O engajamento de jogadores nostálgicos e a inclusão de facilitações para novos adeptos mostram uma estratégia eficaz. De acordo com dados de mercado, jogos de tiro ainda são populares, com torneios e streams atraindo uma audiência substancial.

“Os jogos são desafiadores, especialmente para quem não está acostumado com a mecânica rigorosa de arcade.”
(“The games are tough as nails, especially for anyone unfamiliar with the unforgiving grind of quarter-based gameplay.”)

— Analista de Jogos, Mercado Gamer

Tendências e mercado

Nos últimos anos, o gênero shmup tem visto um ressurgimento, embora não na mesma extensão que outros estilos retrô. O lançamento de títulos como Earthion indica uma tentativa de modernização e revitalização do gênero, mirando em produtores que buscam referências ao passado. A combinação entre o legado de Gradius e a abordagem leve de Earthion reflete uma estratégia clara para atrair ambos os públicos: o veterano e o novato.

Com eventos de e-sports e DLCs em alta, o futuro parece promissor para a indústria de jogos retro. A expectativa é por mais lançamentos que unam nostalgia com inovações, reforçando o impacto cultural dos games.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!