
A Twine Security, finalista do Black Hat USA Startup Spotlight Competition, propõe soluções inovadoras utilizando IA para mitigar a escassez de talentos em segurança cibernética, proporcionando um novo modelo de “funcionários digitais” para enfrentar desafios operacionais.
Vetor de ataque
A escassez de profissionais em cibersegurança é um fator crítico, como evidenciado pelo estudo “2024 Workforce Study” da ISC2, que indica que 67% das equipes de cibersegurança estão inadequadamente dimensionadas. Muitos CISO enfrentam cortes orçamentários, apesar das crescentes demandas por segurança. “Você tem equipes que sabem o que precisa ser feito, mas estão apagando incêndios ao invés de adotar uma abordagem proativa para a gestão de riscos”
(“You have teams that know what needs to be done, but they’re stuck firefighting instead of taking a proactive approach to risk management”)— Benny Porat, CEO, Twine Security.
Impacto e resposta
A resposta da Twine Security à sobrecarga das equipes de segurança é o desenvolvimento de “funcionários digitais” que atuam lado a lado com os humanos. Esses agentes autônomos possuem conhecimento das melhores práticas em segurança cibernética e aprendem as necessidades específicas da organização, otimizando as operações. O foco está em fechar a “lacuna de execução” através de um sistema multi-agente, que combina agentes investigadores, de conformidade e de integração.
Análise e recomendações
O sistema desenvolvido pela Twine se destaca pela capacidade de executar funções complexas como um colaborador humano, em vez de apenas automatizar tarefas. Com o “Trust by Verify Human Control Framework,” a Twine busca garantir que as operações sejam executadas de forma eficaz, mitigando riscos associados à falta de profissionais qualificados e implementação de protocolos de segurança. É fundamental que as empresas adotem tecnologias que possam integrar IA às suas equipes, prevenindo assim o impacto de possíveis brechas operacionais.
Com o advento de mais funcionários digitais, como Alex, que foca na gestão de identidade e acesso, a Twine Security prevê um futuro onde a colaboração entre humanos e IA redefine as capacidades de segurança cibernética. A expectativa é que essa automação inovadora leve a um ambiente de trabalho mais eficaz e seguro, respondendo positivamente aos desafios enfrentados pelas equipes de segurança hoje.
Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)