
São Paulo — InkDesign News — A NASA lançou um desafio à inovação por meio da Rock and Roll Challenge, convocando engenheiros e criativos de todo o mundo para projetar um novo sistema de rodas e pneus, capazes de navegar pelo terreno difícil da Lua. Este chamado visa aprimorar a exploração lunar em missões futuras.
Detalhes da missão
A competição começa no outono deste ano, quando os participantes poderão submeter conceitos detalhados para montagens de rodas e pneus que respeitem critérios de desempenho rigorosos. O desafio possuirá um fundo de prêmios de até US$ 150.000, destinado aos designs mais promissores que atendam aos requisitos técnicos da NASA. A data limite para as inscrições está prevista para o final de 2023, e até agora, mais de 150 inovadores já se inscreveram.
Tecnologia e objetivos
Os conceitos de rodas devem priorizar durabilidade, flexibilidade e uma vida útil prolongada, mesmo em condições extremas. Como diz o site da competição: “Rigid wheels work for slow, careful driving, but they struggle at higher speeds to absorb impacts as obstacles are traversed.”
(“Rodas rígidas funcionam para dirigir lentamente e com cuidado, mas têm dificuldades em absorver impactos a altas velocidades ao atravessar obstáculos.”) O objetivo é desenvolver rodas e pneus que possam suportar temperaturas extremas, crateras, e o pó lunar abrasivo, conhecido como regolito, permitindo que os robôs e veículos tripulados se movam com eficácia pela superfície lunar.
Próximos passos
Os finalistas terão a oportunidade de testar e apresentar seus designs em ambientes lunares simulados no próximo ano, com soluções protótipo montadas no MicroChariot Ground Test Unit (MCGTU) da NASA. As inovações vencedoras poderão ser integradas a futuros rovers lunares ou influenciar projetos de veículos para Marte e além. A participação do público nesse processo de desenvolvimento reflete uma abordagem da NASA que já demonstrou eficácia em diversos campos, desde alimentação espacial até proteção contra radiações.
As futuras rodas e pneus lunares serão cruciais para uma série de equipamentos, incluindo Veículos de Transporte Leve (LTVs) para transportar astronautas e suprimentos durante as missões de exploração. Também se espera que os robôs utilizem rodas melhoradas para realizar levantamentos científicos e carregar cargas por longas distâncias. Assim, as inovações nesse desafio serão fundamentais para a realização das ambiciosas metas do programa Artemis, que visa estabelecer uma presença humana sustentável na Lua até o final da década.
A necessidade de sistemas de mobilidade confiáveis é mais crítica do que nunca.
(“The need for reliable mobility systems is more critical than ever.”)— NASA, Agência Espacial
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)