
Brasília — InkDesign News — A Anvisa determinou que portos e aeroportos do Brasil deverão expor materiais informativos sobre os sintomas e medidas de prevenção à mpox, enquanto durar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional para a doença. O aviso se aplica às áreas de desembarque internacional.
Contexto e objetivos
A mpox, provocada pelo vírus Monkeypox, se tornou uma preocupação significativa de saúde pública, especialmente após a identificação de uma nova cepa no Brasil. A iniciativa da Anvisa visa alertar e educar viajantes sobre os riscos associados a esta e a outras doenças emergentes, como o sarampo. O público-alvo inclui viajantes internacionais e operadores de transporte aéreo, que serão informados sobre os sintomas e medidas preventivas.
Metodologia e resultados
Com base na instrução normativa da Anvisa, os exames realizados em portos e aeroportos incluirão a exibição de cartazes em até três idiomas, visando garantir que a mensagem alcance todas as nacionalidades. As empresas aéreas também serão responsáveis por emitir anúncios sonoros sobre o sarampo, enfatizando-se a importância da prevenção. O protocolo, revisado em 28 de julho de 2025, alinha-se às diretrizes do Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública, e a avaliação de sua eficácia será contínua.
“Agora a Agência implementa um instrumento ágil, que permite atualizar essas medidas tão logo o Ministério da Saúde indique sua aplicação e seja verificada sua pertinência técnica para o setor.”
(“Now the Agency implements an agile instrument, which allows updating these measures as soon as the Ministry of Health indicates its application and its technical relevance for the sector.”)— Diretor da Anvisa
Implicações para a saúde pública
A implementação dessas medidas marca um legado da pandemia de COVID-19, quando protocolos de saúde rigorosos mostraram-se essenciais. A disseminação de informações precisas e acessíveis pode reduzir a propagação de doenças emergentes. Contudo, a Anvisa reforça que, para a mpox e o sarampo, apenas medidas de divulgação são necessárias, sem recomendações adicionais para viajantes.
“Para mpox e sarampo são necessárias apenas as medidas de divulgação dos materiais informativos.”
(“For mpox and measles, only the dissemination of informative materials is required.”)— Anvisa
Sendo assim, as expectativas são de que a iniciativa contribua significativamente para a consciência pública e a prevenção das doenças, realçando a necessidade de políticas de saúde pública atualizadas e eficazes que refletem o cenário epidemiológico dinâmico.
Fonte: (Agência Brasil – Saúde)