
Brasília — InkDesign News — Estudantes do programa Pé-de-Meia nascidos em setembro e outubro recebem nesta sexta-feira (1º) a quinta parcela do benefício de incentivo-frequência às aulas, que objetiva fomentar a permanência e conclusão do ensino médio. O programa, iniciado em 2025, é um passo na democratização do acesso à educação e tem um investimento significativo na inclusão social.
Contexto educacional
A taxa de abandono escolar no Brasil, especialmente entre os alunos de baixa renda, é preocupante. Dados do Ministério da Educação (MEC) indicam que aproximadamente 1,2 milhão de alunos não concluem o ensino médio anualmente. O programa Pé-de-Meia busca, portanto, reverter esse cenário, oferecendo um suporte financeiro para alunos da rede pública matriculados no ensino médio e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A exigência de presença mínima de 80% nas aulas para receber o benefício enfatiza a importância do compromisso acadêmico.
Políticas e iniciativas
O incentivo-frequência de R$ 200 é uma das quatro modalidades de incentivo disponíveis para alunos do Pé-de-Meia, que, juntos, podem somar até R$ 9,2 mil ao final do ensino médio. Esses recursos são geridos pela Caixa Econômica Federal, que automatiza a abertura de contas-poupança em nome dos estudantes. “Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é inscrito automaticamente”
“Every student who meets the program’s criteria is automatically registered.”
(“Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é inscrito automaticamente.”)— Ministério da Educação (MEC)
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Desafios e perspectivas
Apesar dos esforços, a implementação do Pé-de-Meia enfrenta desafios significativos, como a desigualdade regional no acesso à educação e as dificuldades de gestão nas escolas públicas. “A infraestrutura muitas vezes não atende às necessidades dos alunos, o que pode limitar o impacto positivo do programa”
“The infrastructure often does not meet students’ needs, which can limit the program’s positive impact.”
(“A infraestrutura muitas vezes não atende às necessidades dos alunos, o que pode limitar o impacto positivo do programa.”)— Especialista em Educação
. Para que o Pé-de-Meia cumpra seu objetivo de elevar a permanência escolar, é essencial assegurar que as escolas tenham os recursos e a estrutura adequados.
Aos olhos do MEC e dos gestores educacionais, o futuro do programa depende não apenas do cumprimento das metas de frequência, mas também do compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As expectativas são altas, com a meta de beneficiar 3,3 milhões de estudantes até o início de agosto.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)