
São Paulo — InkDesign News — A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em negociações para marcar um amistoso da Seleção Brasileira contra a Rússia, notícia revelada por Galvão Bueno durante o programa “Galvão e amigos” na TV Bandeirantes, em 5 de maio de 2025.
Desenvolvimento do jogo
De acordo com informações apresentadas por Galvão Bueno, o aval para a realização da partida teria sido dado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no dia 29 de agosto de 2024. A iniciativa, no entanto, vem acompanhada de sérias polêmicas, pois a Rússia permanece banida do futebol internacional pela FIFA e UEFA desde fevereiro de 2022, em consequência da invasão ao território ucraniano.
A carta atribuída à CBF que justifica a decisão ressalta: “Acreditamos que a colaboração entre a Confederação Brasileira de Futebol e a União Russa de Futebol será fundamental para estreitar laços e engrandecer ainda mais o ecossistema do futebol mundial” (We believe that the collaboration between the Brazilian Football Confederation and the Russian Football Union will be fundamental to strengthen ties and further enhance the ecosystem of world football).
Destaques e estatísticas
Não há definições precisas sobre data, local ou escalações para o amistoso, uma vez que a incerteza sobre a participação da seleção russa implica limitações regulatórias da FIFA. A partida, em princípio, serviria para fortalecer o calendário da Seleção Brasileira, trazendo um adversário tradicionalmente forte, mesmo diante do contexto adverso em que a Rússia está inserida no cenário internacional do futebol.
Repercussão e próximos passos
Galvão Bueno expressou duras críticas ao acordo e à decisão da CBF:
“No dia 23 de fevereiro de 2022, houve o primeiro ataque da Rússia à Ucrânia. Três dias depois, a Fifa e a UEFA baniram a Rússia do futebol internacional. A Rússia foi banida do futebol e o presidente da CBF, mais de dois anos depois, agradece e aceita levar a seleção brasileira para o palco da guerra para jogar com um time que não é possível, que a Fifa não permite. Onde é que nós vamos parar?”
— Galvão Bueno, narrador esportivo
A CNN Brasil aguarda posicionamento oficial da CBF sobre a questão, que deverá ser atualizada conforme manifestação da entidade máxima do futebol brasileiro.
“A autorização para o amistoso teria sido dada no dia 29 de agosto de 2024, pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.”
— Galvão Bueno, narrador esportivo
O caso acende um debate em torno do posicionamento do futebol brasileiro perante questões políticas internacionais e o cumprimento das regras da FIFA.
Este possível amistoso gera inquietação no contexto esportivo e diplomático, podendo afetar a imagem da seleção e sua relação com torcedores e órgãos reguladores.
Para acompanhar outras notícias relacionadas, veja mais em esportes e futebol.
Fonte: (CNN Brasil – Esportes)